ghlc-100.gif

Oi  ,

Tudo bem?

Esta semana participei do demoday das empresas que concluíram a segunda turma do boostLAB, programa que desenvolvemos em parceria com o BTG Pactual. É impressionante a qualidade das scale ups do programa - e os resultados obtidas por elas.

Se você quer participar deste grupo de elite no ano que vem, as inscrições para a primeira turma de 2019 já estão abertas.

Vamos agora à edição de hoje?

# O jogo virou

giphy

Enquanto investidores começaram a ver com mais desconfiança as ações de boa parte das gigantes de tecnologia (principalmente Facebook, Google e Apple), a Microsoft foi bem menos afetada.

O resultado é algo que parecia impensável não faz muito tempo. A empresa fundada por Bill Gates ultrapassou os discípulos de Steve Jobs em valor de mercado

Por trás disso, está algo bem mais profundo do que o apetite passageiro dos investidores. Uma combinação entre boa gestão da inovação, quebra de paradigmas e foco ajudou a construir um negócio muito sólido.

Exemplo disso é o investimento da Microsoft na computação em nuvem - a empresa viu que essa era uma tendência que tinha potencial para matar seu negócio e resolveu atacá-la, se tornando uma das principais players do setor.

# Receita para uma grande empresa

Ao longo de toda minha trajetória convivendo com empreendedores, não foi difícil notar o quanto o tema finanças costuma provocar arrepio na espinha do pessoal. Não por acaso, porém, esse é um dos assuntos mais importantes para a sobrevivência de um negócio - e quando ele não é bem cuidado nem a melhor das ideias resiste por muito tempo.

Pensando nisso, o Camilo Martins, membro do nosso time gestão de portfólio e mentor sobre questões financeiras, se dispôs a escrever uma série de textos explicando os principais conceitos da área.

O primeiro post acabou de sair no blog da ACE e fala sobre receitas. Está muito didático. Recomendo!

# Portfólio de destaque

giphy

Quem acompanha essa newsletter sabe o quanto eu tenho orgulho do portfólio da ACE. Além de apresentarem números impressionantes e sempre bem acima do mercado, nossas empresas costumam ter muito destaque por onde passam.E os últimos tempos trouxe excelentes exemplos disso.

A Testr e Keep.i saíram vencedoras recentemente do Adtech Awards, prêmio para melhores startups de propaganda e marketing do mercado. A NoAlvo, outra prata da casa, também foi finalista.

Quem também andou chamando a atenção foi a INTI. A solução que eles desenvolveram para ajudar a Sala São Paulo a aumentar a venda de entradas para seus espetáculos foi tema de reportagem no portal IT Fórum, uma das maiores referências quando o assunto é tecnologia.

Por fim, a Jet Bov foi eleita a startup Top of Mind da pecuária brasileira. O resultado só mostra a consolidação do trabalho sério que eles vêm desenvolvendo!

Fico muito feliz em fazer parte da história desse pessoal!

# Pegando carona no patinete

Depois de um ano em que parecia estar de carona em uma montanha-russa, tamanhos foram os altos e baixos, o time do Uber parece decidido a embarcar de vez de carona no mercado de aluguel de patinetes.

Nos últimos dias ficaram muito fortes os rumores de que a empresa estaria negociando com as líderes do mercado nos Estados Unidos, Bird e Lime.

Segundo o TechCrunch, apesar de já investir na Lime, as conversas estão mais avançadas com a Bird, em um negócio que giraria em torno de US$ 2 bilhões.

Mais do que querer aproveitar a nova moda, o racional por trás da estratégia é fortalecer a empresa, que está se preparando para abrir o capital nos próximos meses.

Plus: Quem também começou a se organizar para um IPO é a Lyft, arqui-rival do Uber nos Estados Unidos. E a ideia é fazer isso ainda antes que o Uber faça. 

# Curtinhas

  • Parceria A revista The New York escreveu um perfil muito interessante de Jeff Dean e Sanjay Ghemawat, a dupla de programadores Jeff Dean e Sanjay Ghemawat, responsável por importantes projetos dentro do Google. O texto diz muito sobre a importância de confiar em quem está ao seu lado - para você ter uma ideia, eles programam no mesmo computador! 
  • Lição de quem já fez Como a Uber convenceu investidores a darem seus primeiros US$ 200 mil? Qual era o discurso do Tinder quando buscavam programas de aceleração? Este site reuniu uma galeria de pitch decks de grandes startups bem antes de elas serem marcas famosas.
  • Modelo para seguir E se quiser já começar sua jornada com um deck de slides melhor que boa parte dos apresentados na galeria, a ACE disponibiliza um modelo de pitch deck na nossa área de recursos!
  • Aula de vendas Para quem quer aprender a vender mais, tenho uma dica bem valiosa: o RampUp Tour de São Paulo, promovido pela Ramper, acontece no próximo dia 11 de dezembro e ainda tem alguns (poucos) ingressos disponíveis. Os assinantes da Growthaholics têm desconto, claro!
giphy
  • Os segredos dos produtivos O que pessoas com agenda apertada fazem para sobriviver sem ser esmagadas por seus compromissos? A Fast Company ouviu 13 pessoas tidas como referência quando o assunto é produtividade (de cantores a empresários de sucesso) para saber como é a rotina deles. 
  • Quer agilidade? Para quem quer saber tudo sobre a agile marketing, quero reforçar a dica sobre o curso de férias que nosso CMO e sócio, Felipe Collins, e nosso head de conteúdo, Gabriel Ferreira, vão dar ESPM de São Paulo entre os dias 21 e 24 de janeiro.
  • E escalar? Outra dica é o curso sobre como criar um negócio escalável que vai ser conduzido nas mesmas datas, também na ESPM, pelos meus sócios LG Lima, Sulivan Santiago e José Gutierrez.
giphy

Antes de me despedir, quero deixar uma sugestão: aproveite o Natal e dê A Estratégia da Inovação Radical para alguém que quer (ou precisa) fazer diferente em 2019!

É isso,  ! Depois não deixa de me escrever contando o que achou da edição de hoje.

Abraços
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | Linkedin | Instagram