Oi, 

A resposta para a pergunta do título deste e-mail é a seguinte:

"Mindset empreendedor: ou você tem, ou... você desenvolve". 

A configuração de um modelo mental de crescimento é essencial para quem quer prosperar pessoalmente e profissionalmente, seja ao criar novos negócios ou em impactar uma empresa já existente. 

O termo "mindset" vem crescendo substancialmente no nosso vocabulário, como mostra até o aumento no volume/número de buscas no Google (o print abaixo é do Trends, ferramenta muito legal para buscar insights e tendências).

mindsettermo

Já vejo muita gente falando sobre mindset exponencial, mindset disruptivo, mas cientificamente falando, existem dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. 

Sobre Mindset, o livro original

Tempo de leitura: 7 horas e 19 minutos (342 páginas)

A principal obra que aborda Mindset é Carol Dweck, phD, professora de Psicologia em Stanford e autora prolífica. Neste livro de mesmo nome, ela esmiúça os detalhes de cada um dos modelos mentais, com exemplos, diagnósticos (para saber se você está "auto-configurado" de uma maneira ou de outra) e cases.

É um livro muito legal e traz bons insights sobre como encaramos nossa vida pessoal e profissional.

Basicamente, o mindset fixo é pautado por pautas impossíveis de serem modificadas (exemplo: as pessoas nascem com talento para tal tarefa e é por isso que são boas naquilo). Isso faz com que erros e dificuldades na jornada sejam encarados como ruins.

Enquanto isso, o mindset de crescimento prega que as condições iniciais podem sim ser alvo de melhorias (exemplo: se eu treino, eu melhoro em tal skill) e que as falhas no processo são pontos de aprendizado. 

Além de um conhecimento bem legal, é uma ferramenta importante de autoanálise. 

Mindset x Mindset Financeiro = O que você deve criar?

Tempo de leitura:  8 minutos (+ análise)

Preciso confessar que estou orgulhoso da análise que o Camilo Martins (time de portfolio da ACE) fez em relação ao conceito de mindset "original" e o mindset financeiro (conceitos de escassez e abundância). 

Ele cruzou as referências com vivência empírica e análise profunda para criar uma matriz que ajuda a determinar inclusive se você deve estar à frente de um novo negócio, seja uma startup ou negócio tradicional. 

O resultado você pode conferir aqui neste post, que tem até a representação visual da matriz esperada. Recomendo fortemente!

 

O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança

Tempo de leitura: 4 minutos

Outra leitura do conceito original de Mindset é um dos posts mais lidos da história do Update or Die! (aliás, blog que recomendo bastante). Wagner Brenner, um dos fundadores da plataforma, conta um dos episódios do livro que aborda exatamente o que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança.

Spoiler: quando você elogia a inteligência ou o talento natural (e não o esforço), você está cravando "na pedra", como gosto de dizer, o mindset fixo - ela vai achar bem pior fazer coisas às quais não tenha tanta facilidade. Aqui o post

 

Um exemplo pessoal de mindset

Tempo de leitura: 12 minutos

Este que vos fala é um dos grandes atentos ao conceito de mindset. Gosto muito mesmo de psicologia e economia comportamental, e consigo perceber eventualmente quando acabo caindo nos gatilhos de modo automático de pensar.

Um episódio da minha vida me marcou bastante em relação a mindset, e contei à reportagem da Você S/A no último ano, como parte da matéria de capa chamada "Programado para o Sucesso" (ou o fracasso com aprendizado, eu adicionaria).

Tentei condensar os maiores pontos baseados em exemplos reais. Você pode ler aqui.

 

Por fim, um teste simples

Tempo estimado: 2 minutos para completar

Como parte de um treinamento aqui na ACE, tentamos descobrir quem tem mindset mais fixou ou de crescimento, e criamos um formulário que "cospe" o resultado depois de uma série de questões. Por curiosidade, envio ele aqui

Depois me conta quanto tirou! Você acha possível desenvolver novas habilidades? Concorda com a leitura de Mindset Fixo versus Mindset de Crescimento?

Tem algum tema que te chama atenção e quer sugerir para as próximas edições?

Um abraço,

Felipe Collins
Partner & CMO ACE

PS: A quem interessar possa: Gabriel Ferreira, o dono original dessa newsletter, está curtindo férias em Florianópolis. Eu acho isso ótimo por dois motivos: ele tem o merecido descanso e eu tenho a oportunidade de escrever esse e-mail que gosto tanto. Me dá feedback!

© ACE
Rua Vergueiro, 1061
São Paulo, SP 01504-001
Brazil

 manage your email preferences 
 unsubscribe