ghlc-100.gif

Oi  ,

Tudo bem?

Hoje, na minha ronda matinal pelos sites de notícia, me deparei com uma reportagem no portal da Exame sobre a Inti, startup do portfólio da ACE. A Inti é uma startup de venda de ingressos e um dos cases que mais nos dá orgulho (a Nicole, CEO da empresa, já contou um pouco dessa história no nosso blog).

A trajetória da Inti é um grande exemplo do impacto que a aceleração pode ter na vida de uma empresa. Quem quiser já começar 2019 com essa mudança na história do negócio, tem que se inscrever no nosso processo seletivo até o dia 15 de novembro.

# Qual o seu mindset?

giphy

Startups incríveis e que crescem acima da média normalmente têm o comum o fato de serem comandadas por empreendedores com um mindset muito voltado para o crescimento.

Nos últimos tempos, este é um assunto que vem sendo bastante estudado e temos aprendido bastante sobre o quanto é possível adaptar o jeito de encarar os desafios que se apresentam ao longo da trajetória empreendedora.

Camilo Martins, da área de portfólio da ACE, escreveu um artigo para o nosso blog fazendo uma conexão entre dois tipos diferentes de mindset: o de aprendizado e o financeiro. O resultado é uma análise de qual perfil se enquadra mais em um determinado tipo de negócio.

# Como o rei Salomão

giphy

Já tem um tempo que o mercado vem tentando descobrir onde a Amazon ia construir sua segunda sede. Desde que a empresa anunciou os planos de montar um escritório em uma nova cidade, os governos municipais americanos têm disputado praticamente a tapas essa possibilidade.

Em meio a tantas opções, Jeff Bezos resolveu se inspirar no Rei Salomão (o personagem bíblico que mandou dividir um bebê em dois) e vai construir dois novos escritórios, um no estado de Nova York e outro na Virgínia.

A decisão foi tomada porque praticamente nenhuma das cidades que se colocaram na disputa estava pronta para receber uma leva de 50.000 novos habitantes (a quantidade estimada de funcionários para a nova sede da Amazon).

Como costumam ser as jogadas de Bezos essa também foi uma grande sacada: a disputa aberta para a nova sede da Amazon fez com os governos oferecessem uma série de vantagens para receber o empreendimento - e agora a empresa poderá aproveitar esses benefícios em duas regiões ao mesmo tempo.

Plus: Aproveitando que o tema é Amazon, a CB Insights preparou um ótimo relatório a partir dos insights vindos das cartas que Jeff Bezos escreve aos acionistas da empresa. O tema também já tinha sido assunto de um post no blog da ACE.

# Vamos falar sobre regras

Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o Websummit, aconteceu ao longo dessa semana em Lisboa.

E um dos temas que mais dominou as discussões por lá foi o rumo que a internet vem tomando. Não é de hoje que a preocupação com a falta de regras no mundo virtual tem tomado conta dos debates entre os figurões do mercado, mas a cada novo encontro público o assunto ganha mais relevância.

Em Lisboa, se falou desde a necessidade de se estabelecer regras claras e globais para o mundo digital (o pai da web, Tim Berners-Lee, por exemplo, fez uma defesa clara de que exista uma espécie de constituição da internet, referendada por governos e empresas influentes do setor), do quanto a cultura de sacrifício em nome do trabalho é prejudicial para a área de tecnologia e até de qual deve ser a ética da inteligência artificial (se não tiver outras alternativas, um carro autônomo deve optar por atropelar um idoso ou um bebê?).

Se quiser aproveitar um pouco dessas discussões e pensar também no futuro da internet, o canal do WebSummit no Youtube disponibilizou vídeos com uma série de conferências!

# Janelas do futuro

giphy

O pessoal do Softbank não brinca em serviço. Seu Vision Fund, que gere US$ 100 bilhões, anunciou esta semana um aporte de US$ 1,1 bilhão na View, uma fabricante de vidros para janelas conectadas à internet.

A ideia é que a empresa dobre sua capacidade de produção e comece a desenvolver produtos ainda mais futuristas.

O investimento ousado, apesar de não ser o maior já feito pelo fundo, é simbólico, uma vez que os sauditas, principais sócios do Softbank na empreitada, têm sido bastante questionados após um jornalista ter sido assassinado em uma embaixada do país.

Ao que tudo indica, o Softbank usou o anúncio para reafirmar se preocupa mais com as páginas de economia e tecnologia do que as policiais.

# Curtinhas

  • O perigo do ego Essa semana participei de um painel na HSM Expo e falei sobre o quanto o ego é perigoso para um empreendedor. Saindo de lá, me deparei com um artigo da Harvard Business Review que trata do quanto o ego inflado é o maior inimigo da boa liderança. Leitura obrigatória para quem quer ser realmente grande.
  • Empreender para dentro Empreendedores existem em todos os lugares. Partindo dessa premissa, é possível fazer coisas incríveis mesmo em empresas já antigas e tradicionais. Foi o que aconteceu com a Leo Madeiras, como você pode ver neste post do blog da ACE.
  • Quanto vale? Definir o valor de uma empresa é um grande desafio. Ainda mais quando o negócio ainda está em seus primeiros passos. Este artigo do Medium traz algumas dicas para quem está batendo cabeça para saber quanto vale sua startup.
  • Novo comando A Tesla escolheu quem vai substituir Elon Musk na presidência do conselho. A responsabilidade agora passa a ser de Robyn Denholm, que já era a conselheira mais bem paga da empresa.
  • Aulas Que tal aproveitar janeiro para acumular conhecimento? Tenho duas ótimas indicações que vão rolar na ESPM de São Paulo. A primeira é o curso de Agile Marketing que será ministrado por dois super especialistas no assunto: Felipe Collins, sócio e CMO da ACE, e Gabriel Ferreira, nosso head de conteúdo.
  • Mais aulas A segunda é o Playbook do Negócio Escalável, uma iniciativa que vai unir os sócios da ACE LG Lima, José Gutierrez e Sulivan Santiago para falar sobre as melhores práticas para tornar um negócio em gigante.
giphy

Por hoje é só. Não esquece de me escrever contando o que achou da edição de hoje!

Abraços,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | Linkedin | Instagram