Oi 

Beleza?

Como eu tô gostando demais de trocar esse e-mail com você, eu decidi manter o comando da Must Read mais essa semana no lugar do Gabriel Ferreira. 

Quase uma tomada de poder do nosso Head de Comunicação e Conteúdo. Mas foi um livro que está em cima da mesa do querido Agá que me inspirou a escrever essa newsletter.

O Gabriel está lendo um livro chamado "Força de Vontade Não Funciona", escrito por Benjamin Hardy, psicólogo organizacional e um dos articulistas mais lidos no Medium em autodesenvolvimento e autoaprimoramento. 

Isso me lembrou um debate constante sobre Motivação versus Disciplina.

Como um indisciplinado de carteirinha (eu tento!), eu sempre me pego tentando retomar hábitos e rotinas que tenho certeza que me ajudam. Ainda tenho lampejos e "caio da prancha", mas vamos tentando. 

Desde organizar os afazeres (já ouviram falar do método GTD - Get Things Done? Ajuda demais na rotina!) até organizar a cabeça (meditação, nem que sejam 10 minutos por dia, como forma de controlar o stress). 

Disciplina ou Motivação?

Tempo para ler: 5 minutos (em inglês)

Enfim. Voltando à pauta: disciplina ou motivação?

Motivação tem picos mais intensos, mas acaba com o cansaço. Disciplina é mais linear e paulatinamente acumula resultados. 

Esse texto da INC, escrito pelo empreendedor e investidor John Rampton em uma das principais revistas americanas de empreendedorismo, repleto de citações e comprovações, conta que você precisa ter um pouco dos dois, mas que a disciplina desempenha um papel mais importante no dia a dia (não se pode viver só de lampejos). 

Extreme Ownership

Tempo para assistir: 45 minutos
Tempo para leitura: 5 horas e 19 minutos (de acordo com o Kindle)

Jocko Willink é um cara curioso. Não tenho certeza se já o citei, mas aqui via um resumo: ele é um ex-agente de elite da Marinha americana que usa os mesmos princípios rígidos de liderança e desenvolvimento aplicados para negócios, coisa que você pode ler no bom Extreme Ownership.

Os principais princípios do livro estão também em seu TED Talk, que compõe uma lista dos 10 TEDs que todo empreendedor deve assistir (é o #8 neste link aqui). E se você quiser ver fotos dele acordando às 4 da manhã e jogando isso na sua cara, é só entrar no Instagram dele.

Quais são os melhores hábitos?

Tempo de leitura: 7 minutos

Todo mundo tem listas de hábitos que os tornam mais produtivos ou que fazem executar mais em menos tempo. Mas essa do Hubspot me chamou bastante atenção. Bastante completa e com desde to-do até ciclo circadiano de sono (acredite, influencia!)

Criando hábitos

Tempo de leitura: 3 horas e 22 minutos, segundo o Kindle

Bom, entendi que é importante manter rotinas de disciplina, mas sou muito ruim de hábitos. Como posso começar? Basicamente, é hackear sua rotina com frequência e atenção direcionada. São duas das principais mensagens do clássico "O Poder do Hábito", best-seller por muitos anos.  

Ainda recomendo mais um: os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey.

Mais sobre disciplina, hábitos e produtividade

Se você estiver interessado em hábitos, disciplina e produtividade, o Medium tem uma categoria inteira dedicada só para isso. Tempo de leitura praticamente infinito. 

Você confia mais em disciplina ou motivação?

Como mantém disciplina? Como cria motivação? 

Vamos trocar figurinhas! 

Abraços,

Felipe Collins
CMO

© ACE
Rua Vergueiro, 1061
São Paulo, SP 01504-001
Brazil

 manage your email preferences 
 unsubscribe