Fala,  !

Tudo bem?

Estou mais uma vez no comando da Must Read nesta semana. Gostei de receber respostas à newsletter da semana passada (as indicações de leitura sobre gatilhos psicológicos estão neste link se você quiser rever ou perdeu meu e-mail anterior).

Mais uma vez, vou falar sobre um tema que eu gosto: métricas

Apesar de ter começado a carreira em Conteúdo e Comunicação, em dado momento me vi apaixonado por saber o porquê das coisas. E os indicadores e métricas são uma ótima forma de descobrir isso. 

Acredito que uma abordagem data-driven é atributo fundamental para empreendedores terem sucesso. Só medindo e aprendendo que você completa o ciclo Lean, por exemplo. Mas precisa medir.

Por isso, trago algumas sugestões legais de leituras baseadas em métricas. 

OKR: sucesso é saber medir

Tempo para assistir: 11 minutos
Tempo para ler: depende da profundidade que quiser

Saber o que medir e como medir é fundamental. Existe uma metodologia chamada OKR: Objective & Key Results, criada por Andy Grove (CEO da Intel). É uma teoria relativamente simples e muito, muito boa para saber o que medir.

Esse TED Talk (em inglês, mas legendado) conta um pouco mais sobre a história, e dá para entender bem com os exemplos. 

A leitura recomendada faz parte do projeto ReWork, criado pelo Google depois de analisar o que realmente faz as equipes performarem bem. Esse guia (em inglês) mostra o passo a passo para interpretar e implementar.

High Output Management: Gestão de Alta Performance

Tempo de leitura: 4 horas e 11 minutos (de acordo com o Kindle)

Um clássico que eu recomendo muito fortemente para entender sobre OKR é o livro High Output Management (Gestão de Alta Performance, em português). Além de explicar a metodologia, tem uma série de insights sobre gestão. 

Dá para comprar na Amazon.

Unit Economics

Que indicadores mostram que você está crescendo com um negócio saudável? Chamamos alguns dos principais de Unit Economics (fundamentais se você quiser levantar investimento, por exemplo).

Então preparei um compilado aqui com alguns dos fundamentais: CAC (Custo de Aquisição de Cliente), LTV (Lifetime Value), Churn e até SaaS Quick Ratio, se você quiser ir em nível avançado (tem até um dashboard). 

Se estiver achando tudo isso uma sopa de letrinhas, pode ir ao Glossário.

"O que não se mede, não se gerencia", diria o autor e estatístico William Edwards Deming. E nos últimos dois anos foi produzido o mesmo volume de dados que toda a história anterior (desde o Big Bang) - logo, há muito barulho (e eu nem falei de Big Data). 

Então, saber o que medir e como medir é fundamental para uma boa performance. 

E aí, o que você me diz sobre métricas? Como você mede as coisas?

Eu mesmo vou medir o quanto essa newsletter teve de aberturas e respostas. Inclusive, conto com a sua sugerindo um tema para a próxima edição.

Abraços,

Felipe Collins
CMO

PS: Falando em newsletters, recomendo o ótimo The Brief - geralmente o primeiro e-mail que eu leio pela manhã (e que orgulhosamente me citou nesa edição). Assine aqui

© ACE
Rua Vergueiro, 1061
São Paulo, SP 01504-001
Brazil

 manage your email preferences 
 unsubscribe