ghlc-100.gif

Oi,  ,

Tudo bem?

Esta semana trago notícias excelentes, tanto para a ACE (que acabou de ganhar um escritório novinho), como para o ecossistema empreendedor brasileiro (que ganhou um novo unicórnio!).

Mas antes de começar, quero reforçar aqui o convite para que as healthechs que me lêem, para que se inscrevam no Tech Health, programa de aceleração criado sob medida para startups do setor de saúde, que vai juntar todas as vantagens já conhecidas da ACE com acesso aos principais players do setor.

Agora sim, vamos lá!

# Lar Doce Lar

IMG_2591

Há algumas semanas, comentei aqui que a ACE estava passando por um turbilhão de novidades: como nossa ida a Floripa, nosso novo hub em Brasília, nossa parceria com o Google Launchpad, nossa turma recorde de startups. Esta semana temos mais um exemplo desse momento agitado por aqui: acabamos de inaugurar nosso escritório novo em São Paulo.

Encontrar um espaço que pudesse ter a nossa cara não foi fácil. Foram meses de busca, comanda pelo meu parceiro e sócio Arthur Garutti. Uma vez encontrado o lugar ideal, o projeto ficou sob os cuidados da Decorati, startup que foi acelerada por nós.

O fato da empresa conhecer nosso funcionamento tão bem foi essencial para projetar os 4 andares que são destinados ao nosso Staff, às startups que estão em processo de aceleração e aos squads de nossas parcerias corporativas.

Em breve abriremos o espaço para o público conhecer, mas enquanto isso não acontece, fica de olho nos nossos Stories no Instagram (onde estamos mostrando tudo) e nesse post no nosso blog com fotos exclusivas e mais sobre como foi o processo de construção desse espaço tão querido para nós.

# Ele fica (mas não totalmente)

Angry Ron Burgundy GIF

Se você acompanha esta newsletter, provavelmente está por dentro dos imbróglios que o Elon Musk tem se metido. A novela ganhou mais um capítulo quando, na última semana, a SEC (equivalente à CVM nos Estados Unidos), por fim, acusou Musk de fraude pelo episódio de agosto, quando o empreendedor sugeriu em seu Twitter que estava considerando fechar o capital da Tesla.

O empreendedor até aceitou pagar uma multa de US$ 20 milhões. Mas o Conselho da Tesla, como uma forma de baixar a poeira, pediu que Musk saísse da presidência do Conselho por pelo menos dois anos. A ideia (se a SEC deixar) é que Musk continue como CEO da fabricante.

O mercado reagiu com um sobe e desce de ações e Musk enviou uma mensagem ao time para que todos evitassem distrações e focassem no essencial. No e-mail ele disse que a empresa está cada dia mais próxima do lucro e que no terceiro trimestre dester a companhia entregou 3x mais carros que no trimestre anterior.

A novela parece que ainda vai longe, mas de qualquer forma acho bem inspirador ver uma empresa que, mesmo enfrentando uma porção de problemas, consegue resolver desafios operacionais gigantescos como os enfrentados pela Tesla.

# Aprendizado com os melhores

IMG_1805

Aprender com a experiência alheia é uma das formas mais fáceis de evitar erros. Por isso, sempre que começamos uma nova turma de aceleração buscamos trazer gente com muita história para contar. Já trouxemos, por exemplo, David Velez, do Nubank, e Pedro Janot, executivo responsável pela introdução de marcas como Zara e Azul no mercado brasileiro.

Para a turma mais recente da ACE (a maior da nossa história, diga-se de passagem) escolhemos um time de peso. As novatas puderam, por exemplo, ouvir um papo entre Guilherme Azevedo, COO e cofundador da Dr. Consulta, e LG Lima, Chief Startup Officer e sócio da ACE.

Guilherme falou sobre o início da sua diversificada carreira empreendedora, buscou se aprofundar nos mínimos detalhes que fizeram com que a Dr. Consulta se tornasse a grande pioneira brasileira na área de saúde que se tornou. Já dando um spoiler do podcast que gravamos com ele e está disponível na íntegra pra você: gente é o fator primordial. Para o empreendedor: “gente é papel do CEO e dos founders, não do RH”.

Outro convidado para conversar com nossas startups da turma 13 foi Alan Kajimoto, CEO da Kekanto. Ele detalhou sua jornada empreendedora (cheia de tropeços, como costuma acontecer) e deu 10 dicas sobre o que é necessário para trilhar o caminho das pedras o mais rápido possível. Leitura fundamental!

# Toda hora é hora de inovar

Grande parte do que falo em meu livro “A Estratégia da Inovação Radical”, é de como as grandes corporações devem manter a inovação no foco para lidar com o desafio de se manter viva e relevante.

O tema é tão interessante que já fizemos, aqui na ACE,, alguns materiais para analisar o cenário brasileiro de inovação, como a Brazil Innovation Survey, pesquisa com dezenas de executivos.

Lembrei deste estudo ao ver uma pesquisa lançada na Harvard Business Review. O levantamento, apesar de ter sido feito com uma base global, obteve resultados semelhantes ao nosso: apenas 30% dos entrevistados, por exemplo, veem inovação como 1 dos 3 grandes desafios que suas empresas têm para alcançar objetivos estratégicos da empresa.

Apenas 21% deles enxergam também as novas tecnologias como um grande impeditivo estratégico. É compreensível que as empresas ainda tenham dificuldades de enxergar a inovação como fator que necessita de um planejamento a longo prazo da mesma forma que um plano de marketing, por exemplo, mas à medida que nos reunimos com líderes de inovação, percebemos que o aculturamento desta problemática é crescente.

Por isso também, que constantemente estamos buscando mostrar ao mercado quais são as melhores práticas de inovação de uma companhia, e principalmente, como startups podem fazer parte dessa solução. É um trabalho duro, mas acredito que podemos impactar muito o futuro do país ao sensibilizar empresas de todos os portes e setores a abraçarem a inovação.

# Curtinhas

Startup GIF by Yosub Kim, Content Strategy Director
  • No Exit Para contrariar as estatísticas, achei bastante curiosa a palestra que o CEO da Airtable, Howie Liu, deu no Forbes 30 Under 30. Ele conta por que acha que um empreendedor não deve vender a sua startup, mesmo que muita gente esteja interessada. Para ele, se a carreira de empreendedor não é um peso na sua vida, não há motivo para se livrar do negócio. A visão é incomum, mas isso não significa que o rapaz tenha menos perfil empreendedor.
  • De olho na métrica Saber, com certeza, se as campanhas digitais da sua empresa estão alcançando uma boa performance é um grande desafio. A Keep.i, startup do nosso portfólio, desenvolveu um benchmarking com mil campanhas ativas e em tempo real, para analisar, comparar e tirar insights, e como resultado, fez um dashboard com esses dados. Dá só uma olhada!
  • Debate sobre o futuro Dos dias 22 a 25 de outubro, vai acontecer aqui em São Paulo, o Gartner Symposium, um encontro para CIOs e executivos seniores de TI, para discutir as tendências e tecnologias que estão moldando o futuro do TI e dos negócios. A GoCache, PhishX e Espresso, startups ACE, são patrocinadoras do evento. Você pode comprar seu ingresso aqui.
  • Hermanos Há algumas semanas, comentei sobre como a Rappi, startup colombiana, havia acabado de se tornar o último unicórnio latinoamericano. Mas pelo visto, o céu é o limite para eles. Ao menos é o que a reportagem da Exame mostra, em como a startup tem ligeiramente se aproveitado do mercado brasileiro. Espertos eles.
Berlin Elevator GIF
  • Aprendizado compartilhado Meu amigo Diego Gomes está realizando mais uma edição de sua super pesquisa anual sobre SaaS, que tem o objetivo de entender padrões, métricas e benchmarks das empresas que se enquadram nesse modelo, a fim de desenvolver mais um completo relatório sobre o mercado. Agora o levantamento vai ser ainda maior, com uma análise do mercado global. Se você tem SaaS, pode responder aqui
  • O futuro da saúde O Hospital Albert Einstein vai realizar, aqui em São Paulo, no dia 31/10, a 2ª edição do Encontro de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, que vai abordar as principais referências nacionais e internacionais. Na última edição, além de terem participado mais de 250 startups, estiveram presentes representantes de hospitais e centros de inovação em saúde, além de fundos de VC e financiadores públicos. Se sua startup é de health tech, está é uma baita oportunidade!
  • Pitch, please Toda oportunidade é uma chance de impressionar clientes e investidores. Tanto que investaram o termo elevator pitch para descrever um pitch tão curto que poderia ser feito entre o primeiro e o último andar de um prédio. Este artigo da Harvard Business Review é um ótimo guia sobre como estar com o discurso bem afiado.
  • Já deu certo Faz parte do dia a dia empreendedor, às vezes, deixar as dificuldades falarem mais alto que a vontade de continuar jogando o jogo. Eis que nasce a importância de conservar a resiliência. A Márcia Monteiro, CEO da Upik, startup acelerada por nós, escreveu um artigo pro nosso blog exatamente sobre quando bate esse momento difícil e o como a perseverança é necessária.
  • Destaque Recentemente, a Poppin, startup acelerada por nós, esteve no Shark Tank, programa da Sony. O programa foi uma boa mostra de como é grande a diferença de preparo de um empreendedor que passou pela nossa aceleração e os outros empreendedores. Guilherme e Filipe receberam um dos maiores investimentos da história do programa e, com isso, fecharam uma rodada de R$ 2,1 milhões. Vale a pena conferir o programa. Parabéns a Poppin!
Jim Carrey GIF

Por hoje é só! Me conta o que achou dessa edição?

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | Linkedin | Instagram