ghlc-100.gif

Oi,  ,

Tudo bem?

A Growthaholics desta edição tem muitas novidades sobre o Google, nosso parceiro. E faz sentido, afinal, ontem a empresa celebrou seus 20 anos de existência.

Vamos lá?

# Quebrando recordes

IMG_2456

Os últimos dois dias foram muito especiais. Nesta semana, demos início à nova turma de aceleração da ACE. É o nosso 13º batch em 6 anos - e uma turma bastante especial, porque representa o recorde de startups que já aceleramos de uma só vez. São 24 empresas, distribuídas entre nossos cinco hubs: São Paulo, Brasília, Florianópolis, Curitiba e Goiânia.

E como sempre gostamos de começar com o pé direito, entre ontem e hoje está acontecendo o Wizard, nosso evento inaugural em que todas as startups vem para a São Paulo para uma imersão sobre o que e como será o processo de aceleração, além de palestras exclusivas. O escritório do Google São Paulo, nossos grandes  parceiros com o Google Developers Launchpad, abriu seu espaço para a realização do evento.

Ontem, por exemplo, recebemos a Nicolle Stad, CEO da Inti, e o Rafael Pais, CEO da Decorati, que tiveram seus negócios acelerados por nós, para conversar com os novos aceleradores sobre como será o processo de aceleração. Para fechar o dia, tivemos também o CEO da Kekanto, Allan Kajimoto, para contar sua jornada empreendedora. Se quiser saber mais do que rolou, segue a gente no Instagram, que estamos realizando uma cobertura completa do evento.

# Briga de cachorro e gato

Light Saber Fighting GIF

Netflix, Amazon, Apple, Disney, AT&T, Verizon, Tencent e Baidú: o que essas empresas, além de serem gigantes dos mercados americano e chinês, possuem em comum? A meta de liderar o mercado de streaming e definir o novo modelo de como vamos ver TV.

Um dos últimos passos nesse sentido foi liderado pela Comcast, um dos maiores conglomerados de mídia e entretenimento dos EUA e dona desde a Universal até a NBC, que acabou de adquirir a Sky em leilão aberto. O lance pode ser visto como um troco à Disney, que em julho, competiu e teve êxito na compra da Fox.

A briga, no entanto, ainda é pra ver quem alcança as duas maiores. O Prime, da Amazon, conta com 100 milhões de assinantes globalmente, enquanto que a Netflix, que apesar de não divulgar seu número de assinantes, é estimado que possua 130 milhões de espectadores mundialmente.

# Novos inícios

Me impressionou bastante também nesta última semana o artigo que meu amigo Felipe Matos escreveu. Para quem não conhece a trajetória do Felipe, ele iniciou sua carreira empreendedora aos 16 anos, trabalhando em sua primeira startup no longínquo 1999, quando quase quebrou, teve sua saída e posteriormente trabalhou como gestor em um fundo de investimento. E a motivação de seu texto foi justamente a de reanalisar o que ele gostaria de realizar 20 anos depois do início de sua jornada empreendedora.

Ele conta ter tirado um ano sabático - que de sabático não tem nada, já que viajou o mundo participando de eventos, cursos, workshops e conhecendo hubs de inovação - e retornou tentando entender que caminho deveria seguir: o de voltar a empreender ou trabalhar com investimentos, o de apostar no processo de inovação de uma grande empresa ou de se juntar a uma startup em fase de crescimento.

Gosto muito de sua linha de raciocínio, pois ele reforça muito do que acreditamos aqui na ACE: que inovação não tem a ver apenas com startups, mas sim com pessoas - é possível intraempreender, é possível conectar startups a grandes empresas, bem como é importante investir junto a uma aceleradora. Não vou dar spoilers de qual foi sua decisão, vale a pena ler pra descobrir. Muito sucesso ao Felipe na sua nova jornada!

# Oportunidades

Unemployed Jennifer Aniston GIF

Falando ainda da possibilidade de trabalhar com a mentalidade empreendedora sem ser necessariamente um empreendedor, a cada dia aumentam a quantidade de projetos que entendem essa dinâmica. É o caso do Google Science Fair, por exemplo, feira de ciências promovida pelo Google desde 2011 para jovens que possam criar soluções a partir da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Mas nem só de ciência nascem as revoluções. A oitava edição do Business Internship Program, programa de estágios do Google também está com as inscrições abertas, e estudantes de qualquer local do Brasil podem se inscrever. E se você acha que isso não significa muita coisa, nunca se esqueça que tudo começa na formação prática durante a universidade - esse é o caso da Jen Fitzpatrick, que começou como estagiária do Google em 1999 é hoje é a responsável apenas pelo Google Maps.

Isso não significa que a inovação esteja restrita somente à juventude: vim te lembrar que o nosso programa de trainee com a Natura, o CorageN, em que empreendedores e não-empreendedores de qualquer idade e origem podem participar, está na reta final das inscrições - elas terminam neste final de semana.

# Curtinhas

Investigating Basketball Wives GIF by VH1
  • Adivinha O Google é uma das poucas, ou talvez a única, empresa no mundo a ter um verbo próprio que simboliza seu principal produto: Googlar. E o que permaneceu assim durante 20 anos, está dando um passo além: a rede quer responder as perguntas que você ainda não perguntou, todas baseadas nas pesquisas que você tem feito anteriormente. Muito demais ou muito Black Mirror?
  • União fashion  A americana Michael Kors acabou de adquirir uma das maiores grifes do mundo, a Versace, pelo valor de aproximadamente $2,12 bilhões, o que equivale a 2,5x mais que a receita da grife italiana. Estão nos planos da compradora expandir a cadeia de lojas, lançar uma plataforma de e-commerce e aumentar a linha de acessórios e produtos têxtil.
  • Novos negócios Quem anda querendo disputar outros mercados também é a Amazon, que fez seu primeiro investimento em construção de casas a partir da relação com uma startup, a Plant Prefab, focada na construção de casas pré-fabricadas, ou seja, que tem seus processos e materiais realizados de forma sustentável e personalizável.
Time Lapse Home Repair GIF by Home Free
  • Sem trapaças Não é incomum que aconteçam fraudes em provas desde os vestibulares até os processos de seleção em especializações e MBAs. Pensando nisso, o Coursera, site de cursos online, desenvolveu um sistema de inteligência artificial que detecta possíveis plágios a partir do escaneamento de respostas e uma varredura na web.
  • Duas rodas limitadas No início do mês, a Yellow, serviço de bikes, parecia ter chegado às periferias paulistanas. Entretanto, nesta semana, algumas regiões (até mesmo centrais) que eram contempladas pelo app, agora estão acinzentadas, mostrando ícones de “proibido estacionar”. Muitos apostam que o motivo seja o vandalismo que as bikes têm sofrido, demonstrando alguma insegurança. Por curiosidade, a Bike Registrada, startup de Brasília que acelerou conosco tem como objetivo exatamente assegurar bicicletas.
  • Salve o jornalismo Depois de Jeff Bezos e a viúva de Steve Jobs comprarem marcas do jornalismo impresso, chegou a vez de mais um. O empreendedor é Marc Benioff, fundador da Salesforce, que pagou U$190 milhões pela TIME, primeira revista semanal americana e uma das mais influentes do país. Em entrevista, ele revelou que comprou o título de forma a preservar a revista que lê desde o jovem.
  • Saúde Se destacar no mercado de health techs é um desafio em tanto. Acessar grandes players, como as principais seguradoras, nem sempre é fácil. Sabendo disso, a ACE criou um programa voltado especificamente a essas empresas. O Tech Health tem todos os benefícios da aceleração da ACE e ainda proporciona acesso a este mercado. Se você tem uma startup no setor, aproveite que as inscrições estão abertas!
  • Adeus Sem muitas explicações, os cofundadores do Instagram renunciaram seus cargos no Facebook. Alguns apostam que a saída aconteceu devido às fricções que Zuckerberg têm tido com a equipe sobre a forma de conduzir a geração de receita da empresa. No entanto, eles não foram os primeiros - os cofundadores do WhatsApp também deixaram a empresa neste ano. Em consequência, as ações do Facebook caíram mais de 2%. Será que dessa saída nascerá a próxima grande rede social?
Back To The Future Goodbye GIF

Por hoje é só! Me conta o que achou dessa edição?

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | Linkedin | Instagram