ghlc-100.gif

Oi,  ,

Tudo bom?

Ontem foi o DemoDay do Braskem Labs, um dos nossos programas de aproximação de grandes empresas com startups que mais nos dá orgulho. É incrível ver o quanto as participantes evoluem ao longo de cada edição e dessa vez não foi diferente (dá uma olhada no nosso Instagram, porque fizemos a cobertura do evento lá nos nossos stories).

Aproximação entre grandes empresas e startups, aliás, é um dos temas desta edição de Growthaholics.

Vamos lá?

# Empreendedores de CorageN

Heidi Montag GIF by The Hills

Na última semana, te contei que demos início a nossa parceria com a Natura com o CorageN. O programa, nada mais é que uma forma diferente de se enxergar a seleção de talentos. Em vez de buscar sempre os mesmos perfis, a ideia é encontrar gente com os mais diversos perfis de empreendedores - e isso pode ser desde aquele que ainda não se descobriu como empreendedor, mas que é mega criativo e inovador, até aqueles que não necessariamente estudaram em uma faculdade de elite (ou até mesmo possuem uma formação superior), mas que também são repletos de ideias e vontade de fazer acontecer.

Saiba mais sobre como montamos o programa e não deixe de se inscrever - ou contar para aquela pessoa que você sentiu que se enquadra em algum desses perfis que tem uma oportunidade perfeita dando sopa pra ela.

# O cachimbo não foi da paz

Elon Musk Weed GIF

Iniciei uma das últimas edições dessa newsletter dizendo que não escreveria sobre o Elon Musk, alegando que o empreendedor não havia feito nada que merecesse uma nota. Por ironia, logo depois, Musk concedeu uma entrevista bebendo whiskey e fumando maconha (na Califórnia, onde a erva é legalizada).

A situação fez o alarme dos investidores disparar de vez. O comportamento é só mais uma das polêmicas recentes do magnata. Recentemente ele disse dormir 4 horas por dia, muitas vezes no próprio escritório e, um pouco antes arranjou briga com o time de resgate de um grupo de meninos que ficou preso em uma caverna na Tailândia. Como resultado, as ações da Tesla caíram mais de 6% no mesmo dia.

Logo após a queda, um dos maiores investidores da empresa disse em entrevista que Musk “precisa de ajuda, tanto psicologicamente quanto na prática”, sugerindo a contratação de um novo executivo. Mas vai ser difícil encontrar quem tope a missão. Depois da entrevista polêmica do empreendedor, dois executivos importantes da Tesla renunciaram seus cargos e a Força Aérea americana iniciou uma investigação na SpaceX, empresa de Musk que constrói foguetes para a NASA.

Se a carreira empreendedora de Elon parece estar sendo questionada, já tem gente querendo criar novas opções para ele. O empreendedor recebeu uma proposta para atuar em um filme pornô (em um papel não-pornô).

# Relação proveitosa

Semana passada, comentei que lançamos um manual de aproximação de grandes empresas com startups, já que projetos como o da Braskem, que comentei acima, têm sido cada vez mais constantes aqui na ACE.

Muita gente anda curiosa sobre o quê - e porquê - as empresas têm estado tão sedentas para trabalhar com startups, então aproveitamos para contar como funciona a nossa estratégia de aproximação delas.

Já aproveito pra tirar o mistério do ar: não acontece do dia pra noite e existem várias formas de realizar essa aproximação. Algo que é muito comum é vermos empresas quererem realizar essas parcerias por parecer algo cool, mas sem entender exatamente qual dor da empresa a startup pode resolver.

É por isso que sempre batemos na tecla de que é importante encontrar ajuda especializada no momento dessa aproximação - serviço que o ACE Cortex oferece.

# Comemoração do abismo

 

Lehman Brothers Love GIF by Cheezburger

 

Neste sábado uma celebração muito simbólica acontece: os 10 anos da morte do banco centenário de investimentos, o Lehman Brothers - que se reverteu em um presságio do que aconteceria depois: a maior crise financeira e período de recessão global desde o crash da bolsa em 1929.

O The New Yorker lançou um belíssimo artigo sobre o que a morte do banco e a crise representaram, e concluem que sim, em 2018, ainda estamos vivendo consequências econômicas - e políticas - de 2008.

Mas o quê, de fato, a falência do banco Lehman pode nos ensinar como empreendedores? A importância da diversificação de portfólio e a atenção à surfar em ondas são algumas delas. Temos alguns conteúdos sobre a área de investimentos no nosso blog que exploram sobre esses e outros pontos.

# Curtinhas

  • Show me the money Ainda falando sobre investimento, muita gente se pergunta como fechar uma rodada de fundraising, principalmente quando se é empreendedor de primeira-viagem. Comece entendendo como é o processo de fundraising para startups (quais são as melhores práticas), qual o panorama de Venture Capital no Brasil, e claro, como preparar suas próprias economias.
  • Oportunidade de aprendizado E se você realmente estiver a fim de aprender sobre o mercado de VC no Brasil, aproveite, pois no dia 4 de outubro, vai acontecer a 5ª Conferência de Venture Capital Brasileira, aqui em São Paulo, com o objetivo de debater as principais tendências e cases do cenário nacional e internacional.
  • Lá vamos nós de novo A Apple anunciou seus novos modelos de iPhone: o iPhone Xs, Xs Max e XR. Uma das principais novidades é que pela primeira vez na história de 11 anos do aparelho, ele poderá comportar dois chips, um virtual e o outro físico. A certificação de proteção contra água também aumentou: já dá pra dar um mergulho numa piscina de 2 metros durante meia-horinha.
  • A criação e o criador Desde que Steve Blank criou a definição de startup, o conceito percorreu todo o mundo do empreendedorismo. Mas o guru agitou esse mesmo ecossistema na última semana quando lançou um artigo questionando: “será que o modelo de startup enxuta morreu?”. Mais importante que a crítica é a autocrítica. Mas não deixe de tirar essa conclusão por si próprio. Se quiser saber mais sobre o Lean Startup, inclusive, temos um super e-book sobre o assunto. 
Kaitlin Olson Diversity GIF by The Mick
  • Vai, planeta! 32 grandes empresas brasileiras (ou suas filiais tupiniquins) se reuniram para mostrar que é sim importante se posicionar em relação à problemas sociais. O grupo, que inclui grandes parceiros da ACE como Google, Braskem e Tozzini Freire Advogados, entre muitas outras grandes empresas, reuniu em uma carta aos presidenciáveis o pedido de reconhecimento da importância de pessoas LGBT+ nos ambientes de trabalho.
  • Girl Power Ainda falando sobre diversidade, o Banco do Brasil lançou um fundo de investimento para empresas que apoiam a equidade de gênero. As escolhidas precisam atender aos critérios estabelecidos pela ONU Mulheres nos Princípios de Empoderamento das Mulheres a serem seguidos mundialmente. A ação surge a partir do reconhecimento da falta de mulheres em cargos de chefia - no BB, atualmente elas representam 16% dessas posições.
  • Nova onda Comentei ali em cima sobre como temos nos dedicado cada vez mais em aproximar startups e grandes empresas, e é essa a premissa do Tech Health, nosso programa de aceleração de startups da área de saúde com a Interplayers. Confere mais sobre o programa, não deixe de se inscrever se essa for a sua tese - e aproveite para aprender mais sobre o mercado de Health Tech, se você ficou curioso.

 

Startup Entrepreneur GIF

 

Por hoje, é isso! Me conta o que achou dessa edição? Respondo sempre que possível!

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | Linkedin | Instagram