ghlc-100.gif

Oi,  ,

Confesso que estou te mandando esse e-mail de uma ponte aérea com Brasília, local de um dos muitos eventos e novidades dessa semana , que está sendo uma das mais importantes do 2018 da ACE!

Mas ainda assim, te separei os melhores acontecimentos da semana. Dá uma olhada:

# Semana de lançamentos

lancamento-livropedro-sp

Essa semana está sendo intensa! Na terça-feira, lancei meu primeiro livro “A Estratégia da Inovação Radical” na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em São Paulo. Participaram do evento inaugural meus amigos Sandro Magaldi, Fernando Moulin e o Lucas Batista, do time da Vivo. Foi ótimo rever amigos, conhecer gente nova e ver a casa lotada com tanta gente interessada em falar sobre uma das minhas maiores paixões: inovação. Inclusive, tem post lá no blog falando da importância de realizar um plano anual de inovação da mesma forma que um plano de marketing.

Os paulistanos, no entanto, não são exclusivos. Estou hoje em Brasília para lançar à noite meu livro para o público brasiliense e inaugurar o novo escritório da ACE. Estarão presentes algumas das startups brasilienses que já aceleraram conosco (incluindo o pessoal do Bike Registrada, uma das startups que mais nos dá orgulho <3), o time ACE e nossos parceiros do Grupo Beiramar, que têm sido essenciais no nosso processo de uma nova casa. Ainda dá tempo de se inscrever e participar do evento.

Liberei também um teste simples em que você pode descobrir o quão perto da inovação radical está a sua empresa! Compre o livro aqui!

Ah, e dei uma entrevista com o Mike Ajnsztajn, meu co-fundador da ACE para o Parcerias Empreendedoras, programa da Rádio CBN! Sintoniza!

# ACE + Google = <3

Google GIF

Não bastassem essas notícias, iniciamos a semana com o pé direito: o Google nos escolheu como parceiro para seu programa global de startups, o Google Developers Launchpad, que busca ajudar startups com grande potencial e que estão distantes do Vale do Silício, a escalarem e terem sucesso.  A Exame deu até a notícia pela gente.

A parceria faz com que a ACE se torne uma das únicas 7 aceleradoras no mundo a ser powered by Google Launchpad, o que nos dá acesso a uma série de conteúdos exclusivos a serem usados com as startups, além de podermos realizar parte da nossa programação anual no Vale do Silício na sede do próprio Google.

# Reza pelo Elon

O Elon Musk continua a ser figurinha carimbada nesta newsletter. Depois de ter sido acusado de tentar manipular o valor das ações da Tesla, a concorrência decidiu aproveitar. A PIF, fundo saudita que Musk havia dito que o ajudaria a tornar a Tesla privada, teve conversas para investir na concorrente Lucid Motors Inc. O valor seria de $1 bihão.

Para além das especulações, o que deixou mesmo vários empreendedores preocupados foi a entrevista de Musk ao The New York Times, em que ele conta que devido ao “mais difícil e doloroso ano” de sua carreira, ele tem tomado remédios para dormir, trabalhado mais de 120 horas por semana e muitas vezes, dormindo no próprio escritório.

Arianna Huffington, a fundadora do The Huffington Post, escreveu uma carta ao CEO da Tesla comparando-o a um motor movido a vapor que usa e queima carvão. O objetivo da jornalista, no entanto, foi nobre - além de ter citado os malefícios da falta de sono, ela pede que Musk volte aos seus princípios de paixão por inovação e desafios. Ele é que não gostou da bronca e respondeu a jornalista no Twitter alegando que “não é uma opção” (trabalhar até tarde).

Work Working GIF

# O futuro chegou

A Amazon Go não é mais a última bolacha do pacote. Ao menos é isso que pensam os outros mercados sem caixa que têm surgido, como a Zippin, startup de São Francisco que acabou de lançar um pequeno demo do que está por vir nos próximos meses com uma avançada tecnologia de sensores e inteligência artificial.

Um dos inventores da loja é Krishna Motukuri, que por curiosidade, trabalhou na Amazon durante 1999 e 2006. Quando questionado, ele se recusa a dizer se algo próximo ao modelo da Amazon Go estava sendo concebida enquanto ele trabalhava na gigante do varejo.

Se a startup vai ter força pra desbancar sua concorrente e uma das maiores empresas globais, é difícil. Afinal, a Amazon não construiu seu império do dia pra noite. Inclusive, tem um post lá no blog da ACE contando sobre os principais valores que o CEO Jeff Bezos menciona nas suas cartas aos investidores como aplicação no dia-a-dia de seus funcionários.

So Here It Is Back To The Future GIF

# Curtinhas

  • O adeus A CB Insights preparou um relatório super completo analisando a razão da morte de 269 startups terem fechado no último semestre. Curiosidade? A média de investimento total é de US $1,3 milhão.
  • Testando, testando Um dos princípios das metodologias ágeis que tanto falamos é a capacidade de frequentemente realizar testes que possam aumentar o sucesso da empresa. Por isso não causou estranhamento quando a Netflix contou que está testando apresentar anúncios de seus programas entre os episódios.
  • Princípio democrático Uma decisão que o governo de Taiwan teve que tomar à respeito da venda online de álcool se tornou uma plataforma para possíveis decisões cidadãs. O sistema ainda está sendo testado, mas é um bom exemplo de como a população pôde participar da decisão de diversas políticas locais.
  • Guerra Fria A Microsoft detectou a criação de websites ligados a grupos de inteligência militar russa que mimetizam sites oficiais do governo americano. Não há provas que comprovem o objetivo desses ataques, mas é fato de que vários conservadores americanos têm sido motivo de discórdia dos russos devido às suas políticas contrárias a Trump.

Unsafe Tom Hanks GIF

  • Series H O Slack, plataforma mundial de comunicação, acabou de receber um aporte de pós-investimento de $427 milhões. A curiosidade está no momento que esse investimento acontece, já que a empresa já existe desde 2013 e tem mais de 8 milhões de usuários diariamente. O aporte fez com que a startup chegasse a um valor total de $7,1 bilhões.
  • Captcha Em tempos de fake news e polarizações políticas, cai muito bem a nova ação do Facebook de medir a fidedignidade de seus usuários. A avaliação vai de 0 a 10 e parte do entendimento que muitas das denúncias de calúnia feitas dentro da rede estão baseadas em disputas ideológicas.
  • Menos é mais Gostei muito desse artigo que fala sobre como pequenos times acabam por ganhar de grandes times. Para ele, a regra se baseia em uma das premissas mais antigas do universo: qualidade > quantidade.

Catching Up Light Reading GIF by NBA

Por hoje, é isso! Depois me escreve contando o que você achou da edição de hoje e do meu livro novo!

Um abraço,

Pedro Waengertner

CEO - ACE

#GoACE | Twitter | Facebook | Linkedin | Instagram