Oi,  ,

Tudo bom?

Boa parte da minha carreira foi atrelada à área de marketing. Me formei em publicidade e me especializei em marketing digital, disciplina que ensinei para centenas de alunos nos cursos de MBA da ESPM.

Conforme me aprofundei nos estudos de inovação corporativa, me dei conta de um fato que, a princípio, me deixou espantado: boa parte das empresas não tem planejamentos de inovação.

Meu colega Rubens Abrantes, responsável pelo relacionamento com nossos parceiros da ACE Cortex e também oriundo do marketing, sofreu o mesmo choque que eu. Tanto que resolveu escrever sobre o assunto para o blog da ACE.

Me identifiquei muito com as inquietações trazidas por ele. Me lembro que, quando me envolvi com inovação corporativa, me perguntei por muito tempo o porque dessa realidade.

Se no marketing - e em todas outras áreas - o planejamento é a base de todo o trabalho, por que o mesmo não acontece com uma área tão importante para o futuro do negócio como é a inovação?

Chegou um momento em que, em vez de ficar me perguntando as causas, achei que seria melhor ajudar a mudar essa realidade.

Isso tem muito a ver com o surgimento de ACE Cortex, nosso braço de inovação corporativa.

Um de nossos principais trabalhos é ajudar as empresas a saírem dessa ausência total de um plano estruturado de inovação para uma visão clara de quais são os passos que precisam ser dados para chegar lá.

E fico feliz quando vejo que o trabalho que realizamos com grandes clientes como BTG Pactual, Brasilprev, Braskem e tantos outros ajudam a mudar a consciência dessas empresas sobre a importância deste trabalho.

Gosto, por exemplo, quando vejo relatos como o de Beatriz Rocha‎head de Inovação, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado do Grupo Segurador.

A realidade enfrentada por Beatriz foi, por muito tempo, a mesma de muitos outros executivos de inovação. A empresa até tinha uma porção de iniciativas de inovação, mas nada que pudesse ser encarado como um plano de fato - com ideias que se conectavam e tinham uma sequência.

Essa é uma realidade que vem mudando por lá e me orgulho bastante de o time de ACE Cortex ter papel ativo nesta jornada.

Espero que, em breve, veja com muito mais empresas se preocupando em fazer seus planos de inovação.

(E se você quer ver esse movimento acontecendo dentro do seu negócio, não deixe de me escrever para que eu te conecte com o time de ACE Cortex e a gente veja como pode te ajudar.)

Antes de encerrar o e-mail de hoje, queria reforçar o convite para que, amanhã, às 19 horas, você venha me encontrar na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Vou fazer um bate-papo com Sandro Magaldi e com os responsáveis pela inovação na Vivo, Lucas Batista e Fernando Moulin, para o lançamento do meu primeiro livro, A Estratégia da Inovação Radical. Te vejo lá?

Grande abraço,
Pedro W

© ACE
Rua Vergueiro, 1061
São Paulo, SP 01504-001
Brazil

 manage your email preferences 
 unsubscribe