ghlc-100.gif

Oi, ,

Tudo bem?

Estamos na reta final de inscrições para vários programas realizados pela ACE.

Amanhã, por exemplo, é o último dia para agtechs que queiram apresentar seus pitches no Inovacana e ter a chance de participar do AgroStart, programa que fazemos em parceria com a Basf.

Na sexta que vem acabam também as inscrições para o BoostLab, nosso programa com o BTG.

E, como sempre, estão abertas as inscrições do programa de aceleração da ACE. Nosso time de recrutamento está sempre em busca das melhores startups do país e logo logo teremos uma turma nova chegando à nossa casa.

Falando em inscrições que acabam, quem quiser participar do DB Lab (a pós-graduação que criamos junto com a ESPM) tem apenas até sábado para se inscrever.

# Rumo à capital

 

giphy

 

Há pouco tempo a ACE foi para o Capital Empreendedora, principal evento de empreendedorismo do Centro-Oeste. Saímos de lá com uma certeza de algo que já vínhamos pensando há algum tempo: precisamos estar presentes em Brasília.

A capital do país está repleta de bons empreendedores, que atuam para resolver problemas reais das pessoas.

E o que era um sonho vira realidade agora. Nossa casa em Brasília está prestes a nascer!

Semana que vem estarei por lá para participar da inauguração do escritório - que está ficando lindo! Além de mim, estarão presentes startups que já passaram pela nossa aceleração, outros integrantes do time da ACE e nossos parceiros do Grupo Beiramar, que estão apoiando nossa chegada à região.

Para participar do evento de inauguração é necessário se inscrever - e como as vaga são limitadas, te recomendo que corra para garantir a sua!

# Te vejo em breve?

Tenho um convite muito especial para os leitores de Growthaholics. Na próxima terça-feira, dia 21, às 19 horas, estarei na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi de São Paulo para o lançamento do meu primeiro livro, A Estratégia da Inovação Radical.

Como acho que só distribuir alguns autógrafos é muito pouco, resolvi preparar um super evento, com a presença dos meus amigos Sandro Magaldi, Fernando Moulin e Lucas Batista, da Vivo. É uma oportunidade rara de ver tanta gente boa junta - e gratuitamente!

Para participar, é importante que você se inscreva com antecedência.

Se não puder ir, uma outra oportunidade de me ouvir falar (mesmo que não pessoalmente) é assistir à entrevista que dei para o canal Foras de Série. É uma das entrevistas que mais gostei de dar até hoje e espero que você também goste de assistir!

# Diversidade em pauta

 

giphy

 

Nos últimos tempos a diversidade entrou de vez na pauta do Vale do Silício. A constatação de que as empresas de tecnologia são formadas por pessoas muito iguais entre si tem levado a uma série de ações para mudar o cenário, dando mais oportunidades para minorias como mulheres, negros e imigrantes.

Uma das ações mais recentes neste sentido foi tomada pela Andreessen Horowitz, um dos principais fundos do Vale, que tem ou já teve no portfólio nomes como AirBNB, Buzzfeed, Facebook e Pinterest.

Com sócios e investidores majoritariamente brancos, eles resolveram lançar um fundo composto por investidores negros. Astros do cinema e dos esportes, como Kevin Durant e Will Smith e ativistas, como Richelieu Dennis já garantiram sua participação.

Este é o segundo movimento importante a Andreessen sobre diversidade este ano. Recentemente, o fundo também anunciou a primeira mulher para o cargo de General Partner.

# Rumores (como sempre)

Um dos exercícios favoritos de jornalistas de tecnologia é tentar descobrir o que a Apple tem preparado para os próximos anos.

Para você ter uma ideia, existem até mesmo sites especializados em falar sobre os indícios de desenvolvimento da turma de Cupertino. E segundo eles, o sonho do iCar parece estar mais próximo do que se pensa. Segundo um analista entendido dos movimentos da empresa, o carro da Apple deve chegar ao mercado em 5 anos.

A empresa teria ainda uma vantagem especial por saber melhor do que muitos concorrentes criar hardwares e softwares que conversam de forma fluída.

Outro rumor que é uma realidade cada vez mais concreta envolve os investimentos da empresa em health. Anúncios de emprego da companhia indicam que ela está trabalhando no desenvolvimento dos próprios chips para decifrar a saúde dos usuários.

#Curtinhas

  • Conexão Falei na abertura da Growthaholics de hoje sobre o fim das inscrições para o BoostLab. Ontem foi o encerramento da primeira turma de empresas que passaram pelo programa - e o trabalho realizado pelo BTG Pactual e pela ACE também foi destaque de reportagem do jornal Valor Econômico.
  • Girl power No dia 18 de setembro, a Dell e a Springboard Enterprises vão passar por São Paulo em uma jornada de 11 cidades que recebem algumas das mulheres que estão no comando de grandes empresas mundiais, incentivando as mulheres a investirem e construírem negócios a serem investidos. Para participar é preciso se inscrever.
  • Sujou Desde que o Elon Musk anunciou que pensa em fechar o capital da Tesla, as polêmicas só aumentaram. O anúncio seria uma violação das leis do mercado norte-americano e o movimento do magnata foi contestado até por membros do conselho da Tesla. Vamos aguardar a cena dos próximos capítulos.
  • giphyAntes de inovar Sou publicitário de formação e conheço bem a importância dos planejamentos de marketing. Com o tempo e a aproximação com o time de inovação de grandes empresas, passei a entender como o planejamento da inovação é fundamental, mas raramente feito. Rubens Aguiar, responsável pelo relacionamento com parceiros de ACE Cortex escreveu um ótimo post sobre a importância de um planejamento de inovação robusto.
  • Sem inteligência O que é visto como tendência hoje nem sempre vai continuar assim amanhã. Ao menos é esse o caso dos chatbots com uso de inteligência artificial. Companhias como a Amazon e a Microsoft estão dando adeus aos seus esforços no desenvolvimento de soluções do tipo, porque chegaram à conclusão que precisam investir muito mais esforço para obter resultados parecidos com os chatbots tradicionais.
  • Mulecada boa! Ainda sobre inteligência artificial, um grupo de estudantes criou um algoritmo que supera o dos pesquisadores do Google. Segundo um dos fundadores do curso em questão, o que fez com que eles conseguissem atingir esse feito foi "pensar nas coisas simples e óbvias que muitos pesquisadores muitas vezes não pensam".
  • Sem tempo Como CEO, professor, pai e agora autor, tenho uma quantidade razoável de responsabilidades em meu dia-a-dia. Adorei esse artigo sobre qual a diferença de agenda entre um criador e um administrador, onde ambas as cargas de eficiência e criatividade são altas. Ótimo para quem precisa de novos insights de produtividade.
giphy


Por hoje é só. Mas não esquece de confirmar sua presença no lançamento do meu livro e na inauguração do nosso escritório em Brasília!

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram