ghlc-100.gif

Oi, ,

Tudo bem?

Começo a Growthaholics de hoje com um lembrete: ainda estão abertas (mas acabando) as inscrições para o DB Lab, pós-graduação criada em parceria entre a ACE e ESPM de São Paulo voltada para empreendedores digitais. Corre lá para garantir a sua vaga!

Agora vamos aos destaques da semana?

# Materiais novinhos

giphy

Quem acompanha a ACE há algum tempo sabe como a produção de conteúdo é importante para nós. E agosto está ainda mais especial. Acabamos de lançar, em parceria com o pessoal do LeWagon, um e-book sobre como criar produtos viciantes.

O material foi preparado pelo grande Mathieu Le Roux, um super especialista quando o assunto é criação de produtos geniais.

E na próxima semana teremos também um novo material incrível na praça. Vai ser o e-book sobre como grandes empresas podem se aproximar de startups do jeito certo. E você já pode garantir o seu, para receber em primeira mão, assim que tiver saído do forno.

# Não quero mais

Toda vez que Elon Musk abre o Twitter, os investidores da Tesla tremem, afinal não são poucas as polêmicas que o magnata já se envolveu pela rede. O auge da insatisfação dos investidores parece ter sido atingido essa semana. Musk anunciou pela rede social que iria fechar o capital da Tesla, pagando US$ 420 por ação.

Muita gente achou que era só uma brincadeira ou uma daquelas declarações impensadas. Mas a empresa emitiu uma nota dizendo que o plano é esse mesmo.

Por trás da decisão, estaria o fato de que a pressão por resultados a cada trimestre atrapalha a construção de um negócio que foque no longo prazo. Sem os investidores e analistas no cangote, Musk fica livre para priorizar as ações que, a seu ver, podem levar a Tesla mais longe do que entregar seus carros no prazo.

# Facebank

giphy

Muita gente se preocupa com a quantidade de dados a que o Facebook tem acesso. Mas eles querem ainda mais detalhes.

Segundo o Wall Street Journal, o pessoal de Menlo Park entrou em contato com os principais bancos dos Estados Unidos para propor uma parceria. Pelo acordo, a rede social teria acesso às informações financeiras de seus usuários e, em troca, os bancos teriam acesso privilegiado aos clientes.

Claro que o assunto gerou polêmica, mas nada que Mark Zuckerberg já não esteja bem acostumado.

# Alex Jones

Falando em polêmica nas redes, o assunto da semana foi o banimento de Alex Jones e suas páginas de uma porção de redes sociais.

Para quem não está por dentro da história, Jones é um radialista americano que ficou conhecido por espalhar teorias da conspiração.

Sua principal página, o InfoWars, tinha milhões de seguidores e trazia notícias tão variadas quanto a que dizia que Lady Gaga é satanista e a que a acusava governos de colocarem atores para se fingir de mortos em vídeos e fotos e, assim, justificarem guerras.

Em um mundo cada vez mais preocupado com as Fake News, Jones e suas páginas foram banidos de Facebook, Youtube e outras redes. A exceção é o Twitter, que ainda dá espaço para o radialista alegando que não tem, em seus termos de uso, nenhuma justificativa para tomar esse tipo de medida.

# Curtinhas

  • Quem é empreendedor? Queremos conhecer o perfil do empreendedor brasileiro. Para isso, preparamos uma pesquisa. Quem responder, terá acesso à análise, claro. Para ter acesso ao formulário, é só solicitar neste link. Mas atenção: tem que solicitar o cadastro ainda hoje, quinta-feira!
  • Doces soluções A ACE e a BASF vão marcar presença especial na 2ª edição do InovaCana, um seminário sobre inovação no setor de cana-de-açúcar. Se você tem uma startup nessa área, poderá apresentar seu pitch durante o evento. As melhores startups classificadas terão acesso ao primeiro estágio do AgroStart, programa voltado às agtechs que tocamos junto com a BASF.
  • Sem caixa Quando o assunto é loja sem funcionários, a Amazon não está sozinha. A JD.com, uma das principais empresas de comércio eletrônico da China e dona da JD.ID X-Mart, uma espécie de Amazon Go chinesa, já tem 20 lojas espalhadas pelo país e agora vai expandir para fora. A primeira unidade fora do território chinês vai ser inaugurada em Jakarta, na Indonésia.
  • Referências Na próxima terça-feira, 14/8, às 14hs, nós vamos realizar aqui na ACE mais um Webinar! Dessa vez o tema é marketing de referência e vai juntar no debate o pessoal da Buzzlead (startup do nosso portfólio especializada em referral marketing) e da Clubinho de Ofertas (que adotou a técnica como forma de aumentar sua base de clientes). Para participar, é preciso se inscrever.  
  • Batalha Nossos amigos do TechCrunch querem conhecer as startups brasileiras. Até o dia 13 de agosto eles estão aceitando inscrições para o Startup Battlefield Latin America, evento que promoverão aqui em São Paulo, em novembro. Garante sua vaga lá!
giphy
  • Mais eventos Os parceiros do StartSe também estão com ótimos eventos. E dois deles são ainda este mês: o Varejo Tech Conference, em 23/8, que vai te contar os segredos que vão transformar o futuro do comércio, e o Mobility Day, em 24/8, que vai discutir o futuro da mobilidade urbana. Usando o cupom ACE20 você ganha desconto na inscrição.
  • Delivery Você deve ter notado o surgimento de uma porção de startups de delivery nos últimos tempos. Não só empreendedores brasileiros têm olhado para esse mercado, como também startups de outros países, como Rappi e Glovo, apostam no mercado local. No domingo meu sócio e amigo Luis Gustavo Lima, Chief Startup Officer da ACE, foi fonte de uma reportagem do O Globo sobre o tema.
  • Segurem as carteiras! A Apple ultrapassou a barreira de US$1000 por seus iPhones com o lançamento do iPhoneX. Muita gente achou caro, mas a subida deve continuar - e não só na Apple. Nos últimos 2 anos, o valor dos mais recentes lançamentos do Samsung Galaxy teve um crescimento de 15,1%.
giphy

Por hoje é só, pessoal! Depois me escreve contando o que você achou da edição de hoje - e também d’A Estratégia da Inovação Radical (que eu tenho certeza que você já comprou e leu, né?)

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram