ghlc-100.gif

Oi, ,

Tudo bem?

Abro a newsletter de hoje com um daqueles convites especiais para quem tem startups um pouco mais avançadas: estão abertas as inscrições para a 2ª turma do BoostLab, o programa de impulsionamento que desenvolvemos em parceria com o Banco BTG Pactual. Os empreendedores que participaram da 1ª turma contaram pra gente como foi a experiência e o porquê participar.

Para quem tem agtechs, fica a dica também do AgroStart, programa que tocamos junto com a Basf e está em busca das startups que mais inovam no agro. Se inscreve lá!

# Um pézinho na China

giphy

O Facebook conseguiu uma importante vitória. Depois de muita resistência do governo chinês, a empresa finalmente desembarcará oficialmente por lá. Mas nada de sair adicionando seus amigos chineses na rede. Não por enquanto, pelo menos.

A plataforma do Facebook continua proibida na China e a empresa poderá montar apenas um escritório para apoiar negócios locais a se desenvolverem, parecido com o que a empresa já faz no Brasil, na França e em outros países.

Mas a boa notícia não foi suficiente para acalmar os investidores. Depois de uma série de polêmicas e de uma queda na velocidade da atração de usuários, a rede viu suas ações cairem 20% na bolsa. Conversei, inclusive, com o repórter Bruno Capelas, do Estadão sobre o que isso significa. Vê la.

# Uma pós (bem) diferente

Sou professor há quase duas décadas e tenho visto as mudanças de perfil e de objetivos dos alunos em cursos de pós e MBA. E uma conclusão a que cheguei há algum tempo é que, para muita gente, o modelo atual dos cursos não é o mais adequado.

Pensando nisso a ACE e a ESPM de São Paulo se juntaram para criar uma pós-graduação voltada para empreendedores de negócios digitais.

Quem participar do Digital Business Lab vai ter a chance de fazer um curso extremamente personalizado (com acesso às mais diversas disciplinas de todos os cursos da ESPM) e vai terminar com um diploma da ESPM e um negócio digital em funcionamento e com faturamento. Para se inscrever, é só entrar no site da ESPM.

# Investimento além do Vale

giphy

É muito mais comum ouvir falar sobre o mercado de investimento nos Estados Unidos e na China do que em qualquer outro lugar do mundo. O pessoal do Pitchbook resolveu quebrar um pouco essa tendência e preparou um bom material sobre as tendências dos fundos de Venture Capital na Europa.

São oito gráficos que mostram o que tem acontecido por lá (setores que estão mais quentes, tamanho dos cheques, etc).

Se você quiser saber sobre o mercado brasileiro (e eu aposto que quer), quem preparou um conteúdo excelente foi o nosso gestor de portfólio, Guilherme Lima, responsável por fazer a ponte entre nossas startups e os fundos.

# Diversidade digital

Uai, tchê, "como estas"! Aqui na ACE nós temos uma equipe dos mais diversos locais: espanhóis, goianos, paulistanos, brasilienses... Isso é importante, pois garante uma visão multicultural, o que é sempre relevante nos negócios.

Mas a Amazon está sendo acusada de não se importar tanto com esse tipo de coisa. Segundo o Washington Post, a Alexa, assistente virtual da empresa, tem tido dificuldade de entender o que usuários com diferentes sotaques estão dizendo.

Eles compararam com o Google Home e ambos possuem dificuldade de entender sotaques latinos, chineses e indianos, por exemplo, mas há discrepância na compreensão entre os sotaques dos próprios nascidos em diferentes regiões dos EUA.

Rachel Tatman, uma cientista que busca estudar reconhecimento de voz, diz que o problema está em como “esses sistemas vão funcionar melhor para pessoas brancas, com alto nível educacional, de classe média-alta e provavelmente da costa oeste, porque esse é o perfil de pessoas que teve acesso a essa tecnologia, a princípio”. Taí um dilema que a gente ainda não tinha pensado que enfrentaria também com as máquinas.

# Curtinhas

  • Nas melhores livrarias Vou te mandar um e-mail com mais detalhes sobre isso, mas deixa eu te adiantar por aqui: já está disponível para pré-vendas o meu primeiro livro, A Estratégia da Inovação Radical. Nele, eu falo sobre os seis pilares que levam uma empresa a inovar de forma efetiva. Garante o seu!
  • Alvo certo Qual o maior alvo dos hackers? Se você respondeu o computador da sua avó, que está sempre cheio de virus, errou! Boa parte do trabalho da turma que vive de roubar dados alheios está concentrado nos ecommerces. Segundo esta reportagem do Quartz, 90% das tentativas de login em sites de compras são feitas por hackers.
  • Em segredo Semana passada, o Google recebeu uma multa de US$ 5 bilhões (ou €4,3 bilhões) da União Europeia por práticas anticomerciais envolvendo o Android. Mas não pense que Larry Page e sua turma estavam tranquilos com essa possibilidade. Antes da condenação, o pessoal de Mountain View tentou um acordo secreto com os órgãos reguladores europeus.
  • Quem te viu, quem te vê O pessoal da CB Insights resolveu dar uma olhada em como eram os sites de 35 unicórnios em seus primórdios. A maioria deles fez o Vitor Chammas, nosso diretor de arte aqui na ACE, dar gritos de horror! Prova de que você não precisa de um MVP lindão para conquistar o mundo.
giphy
  • PhishX Summit A PhishX, startup do portfólio da ACE, tem organizado ótimos eventos sobre cybersegurança. O próximo é no dia 29 de agosto e já está com inscrições abertas.
  • Oportunidade O Campus Inc., nossa sede em São Paulo há quase 2 anos, está com vagas abertas para startups em busca de um escritório. Como o endereço é privilegiado (em plena Av. Paulista) e o preço está ótimo, eles estão fazendo até processo seletivo. Se inscreve lá!
  • Como cobrar? O Alexandre Pajola, um dos mentores da ACE e sócio da oHub, do nosso portfólio, realizou uma pesquisa junto com as nossas startups sobre qual a melhor estratégia de pricing - ou seja, qual o melhor modelo de receita, como divulgar e de quanto em quanto tempo alterar os preços. O resultado você encontra no nosso blog.
  • O último dos Blockbusters Houve um tempo, antes da existência da Netflix, que a rede de locadoras conseguia abrir uma filial a cada 17 horas nos EUA. Muito diferente do cenário atual. Mas não pense que a Blockbuster morreu completamente. A última loja da cadeia fica na pequena cidade de Bend, no estado de Oregon - e não deve fechar tão cedo. O espaço se tornou um pilar para a comunidade local e ponto turístico para os cinéfilos.
giphy

Por hoje é só! Concluo com o pedido de sempre para que você me escreva com seus feedbacks e indique a newsletter para seus amigos.

Também reforço os convites para que você conheça meu primeiro livro e o DB Lab, a pós que criamos com a ESPM.

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram