Oi, ,

Passado o jogo do Brasil (obrigado Neymar e Firmino e que venha o Japão ou a Bélgica), vamos às leituras da semana.

Nesta edição temos excelentes leituras sobre inovação, empreendedorismo e cultura corporativa.

Vamos lá?

1) O estado da inovação corporativa no Brasil
Tempo de leitura: 20 minutos

O que as grandes empresas brasileiras têm feito para inovar mais e melhor? Nos fizemos esta pergunta aqui na ACE e fomos ouvir a resposta direto na fonte. Foram meses de conversas com gestores de inovação de algumas das principais empresas do país para entender o perfil de projeto que eles tocavam, a importância que esses projetos tinham para suas empresas, etc... O resultado virou um super report preparado pelo nosso CTO, Sulivan Santiago.

2) Como os robôs contribuíram para a vitória de Trump
Tempo de leitura: 10 minutos

Apesar do título, dessa vez não vou falar sobre mais alguma denúncia envolvendo a campanha de Donald Trump à presidência e a manipulação de dados das redes sociais. Neste artigo, o autor Brian Alexander, fala sobre como o aumento da tecnologia nas fábricas mudou a mente do trabalhador americano - e como isso influenciou a vitória de Trump.

3) Foco no propósito
Tempo de leitura: 16 minutos

Quem comanda uma organização, sabe o quanto é difícil criar uma empresa que seja realmente guiada pelos valores construídos. A última edição da Harvard Business Review trouxe essa discussão - e a reportagem de capa é leitura obrigatória para todo mundo que acredita que propósito não é algo que deve ficar restrito à parede.

4) Gerir um negócio em um país desconhecido
Tempo de leitura: 30 minutos

Anand Sanwal, fundador da excelente empresa de pesquisas CB Insights, se viu diante de um desafio gigantesco há algum tempo: com a morte de seu pai, ele herdou uma indústria química sediada na Índia. O problema é que, apesar de suas origens no país, Anand não sabia como era fazer negócios no país - e não conhecia nada também do setor químico. A experiência de Anand gerindo o negócio que herdou de seu pai virou um relato detalhado para o blog da CB

5) Aprendizados na batalha
Tempo de leitura: 14 minutos (os dois textos)

Recentemente colocamos dois posts no blog da ACE que podem parecer muito contraditórios, mas que têm bastante em comum. No primeiro, Elton Soares, fundador da UpFish, conta sobre os aprendizados que teve até descobrir que o negócio não fazia sentido para o mercado. No segundo, Paul Malicki, CEO da Flapper, conta sobre as conversas com 228 investidores até conseguir um aporte para sua empresa. Nos dois casos, é interessante ver como os empreendedores evoluem e aprendem na dificuldade.


Gostou dessa edição? Então indique a Must Read para seus amigos - e me escreva contando do que sentiu falta!

Abraços,
Gabriel Ferreira
Conteúdo | ACE