ghlc-100.gif

Oi,  ,

Tudo bem?

Essa é a centésima edição da Growthaholics e guardei algumas novidades especiais para hoje.

Estou tão animado que escrevi este e-mail no avião, voltando de Florianópolis. Estive na “Ilha da Magia” para o Meetup do StartupSC, onde pude compartilhar alguns dados sobre investimento e fazer um anúncio muito importante para nossa história: vamos abrir uma ACE em Floripa.

Santa Catarina é um dos pólos de startups mais desenvolvidos do País, tem um dos ecossistemas mais fortes e sempre temos centenas de inscrições oriundas de lá.

Muitas das grandes startups ACE vieram de Santa Catarina, como a JetBov, a Hiper, a Conpass, a Logcomex, a Code Money a Conaz.

# Olha o site novo aí, gente!

giphy

A ida para Santa Catarina não é a única novidade da ACE. É com muito orgulho que apresento também a nova versão do site da ACE. Reorganizamos as informações e fizemos uma transformação completa na nossa comunicação - e o novo site vem para consolidar essa mudança.

Na verdade, a mudança é bem maior que só a marca e a comunicação: olhamos estrategicamente para as nossas duas unidades de negócio e reestruturamos toda nossa forma de pensar e agir. Você pode ver tudo isso lá no site!

A área para startups agora transmite toda a proposta de valor - o programa de aceleração foi inteiramente reformulado, trazendo todos os aprendizados de 6 anos e 200 aceleradas e agora traduzido em um tripé formado por capital, pessoas e método.

Particularmente, eu gostei muito da reformulação da nossa área de conteúdo: agora, além de posts e vídeos, você pode conferir materiais e recursos fundamentais para a sua startup - modelos de pitch deck, guias de growth hacking e lean startup, cursos de SEO e tamanho de mercado, dashboard de métricas para SaaS, entre outros. Difundir conhecimento também é uma missão nossa.

Sugestão: entra lá, navega por tudo e me fala o que contou!

# Bola de cristal

Não gosto muito de quem vive fazendo previsões de futuro. Mas tem uma exceção: Mary Meeker, sócia do fundo Kleiner Perkins, todo ano faz suas previsões para o futuro da internet - e normalmente ela está certo.

O motivo é meio óbvio: as previsões não são tiradas de uma sensação, mas sim de uma análise pra lá de cuidadosa dos dados.

A edição de 2018 acabou de sair. São 294 slides de um trabalho que envolve muita gente para ser feito (recentemente meu sócio Mike Ajnsztajn visitou o escritório da Kleiner Perkins e viu o envolvimento de todo o time na pesquisa para encontrar as informações que podem ser traduzidas em tendências).

Entre os principais pontos destacados por Mary Meeker estão a estabilização do mercado de smartphones, a consolidação dos aplicativos de mensagens em poucos players (WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat) e o crescimento constante do streaming de vídeos.

# Por que ser ágil?

giphy

Conheço muita gente que acha que gestão ágil é só para startups. Mas eu tenho plena convicção de que não é bem por aí - já vi muita empresa tradicional sendo revolucionada pelo uso de métodos mais modernos de gestão.

Felipe Collins, CMO da ACE e um grande especialista em gestão ágil, escreveu um artigo para o blog da ACE explicando por que, mais do que possível, é necessário se adaptar à agilidade.

# Curtinhas

  • Debandada A Microsoft desembolsou US$ 7,5 bilhões para comprar o GitHub. Mas nem todo mundo ficou feliz. Quando o assunto ainda era só um rumor, o principal concorrente da plataforma, o GitLab, já viu seu tráfego crescer de forma impressionante.
  • Coisa de vó O que esperávamos há algum tempo que acontecesse finalmente se tornou realidade: o Facebook não é mais a rede social mais utilizada pelos adolescentes americanos. Apenas 51% deles usam a rede, preferindo o Instagram e o Snapchat.
  • Não deu Muita gente deve estar chateada com o Elon Musk. Circula pelo mercado um boato (ainda não confirmado) de que a Tesla cancelou um quarto das reservas que estavam feitas para o Model 3. A devolução do dinheiro dos clientes teria acontecido em abril, logo depois de Musk ter avisado que a produção estava, mais uma vez, atrasada.
  • Mapa do caminho O Software as a Service é um dos modelos de negócio mais promissores do momento. Mas por onde começar a montar uma startup que siga esse caminho? O pessoal da Stripe preparou um guia para entender melhor este modelo e já começar a trabalhar.
  • Líder O mercado de venture capital nunca esteve tão bem na América Latina. E são os negócios fechados no Brasil que têm puxado o bom desempenho do setor.
  • Na cesta! Kevin Durant é um dos maiores jogadores de basquete do mundo. E pelo jeito ele quer também ser um dos grandes investidores de startup. O Pitch Book fez uma breve análise do portfólio do atleta.
giphy

Fico por aqui na centésima edição da Growthaholics. Me escreve contando o que achou do nosso novo site (e também do cabeçalho do e-mail, que também mudamos!)

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram