Oi,  ,

Tudo bem?

Semana passada o time da ACE esteve em Brasília, no evento Capital Empreendedora, e saiu de lá muito feliz com a qualidade das startups encontradas por lá e o desenvolvimento do ecossistema local. Adoro confirmar minha certeza de que há bons empreendedores em bons negócios em qualquer lugar do país.

Agora vamos à edição desta semana da Growthaholics?

# Escolhendo as respostas

giphy

Depois de resistir por um tempo à ideia, Mark Zuckerberg finalmente topou depor para o parlamento europeu. E o resultado da conversa mostrou que não tinha muito porque querer escapar.

Pelas regras do parlamento, primeiro todos os deputados fazem suas perguntas e só depois o convidado responde. Resultado: Mark ouviu 75 minutos de pergunta e respondeu em apenas 15. Como o tempo era curto, se sentiu livre para ignorar os pontos mais sensíveis.

Se sair relativamente bem nos depoimentos não significa que a vida de Mark esteja ficando mais fácil. Diversos grupos americanos estão preparando uma petição para que o governo divida a empresa em várias partes, como forma de diminuir seu poderio.

Novas regras

Entra hoje em funcionamento a GDPR, novo conjunto europeu de normas sobre guarda de dados e privacidade dos usuários.

A regulamentação afeta qualquer empresa que faça negócios com a Europa e prevê graus bem mais elevados de transparência sobre quais informações dos usuários ficam registradas nos servidores.

A expectativa é que haja maior tolerância das autoridades no início, mas ninguém sabe ao certo quanto tempo vai levar essa postura mais tranquila.

Se você ainda não sabe bem como se adaptar, este post no Medium traz um checklist do que fazer para ficar de acordo com a regulamentação.

# Regras de ouro

giphy

Há dois anos Guilherme Lima é o guardião do portfólio da ACE. É ele quem cuida das nossas startups pós-aceleração e dá apoio em um dos assuntos que mais tira o sono dos empreendedores: as rodadas de investimento.

Neste post para o blog da ACE ele reúne os principais aprendizados que colheu ao longo de sua trajetória como gestor de portfólio e dá algumas dicas que podem fazer toda a diferença para conquistar o coração e o bolso dos investidores.

# Jogo de cena

A grande sensação da semana passada foi a grande polêmica dessa. A demonstração de que a nova assistente virtual do Google é capaz de travar diálogos realistas com seres humanos parece não ter sido tão natural quanto se dizia. A revelação deixou muita gente chateada com o pessoal de Mountain View.

Segundo o Google, não há motivo para tanta tristeza, porque logo logo o sistema vai mesmo estar na mão das pessoas que poderão ver por si mesmas seu poder de fogo.

Na onda da polêmica, o Gizmodo elencou várias outras demos de novas tecnologias que não eram tão reais assim. Resumo da história: praticamente todo mundo já fez parte do grupo que recorre a ambientes seguros na hora de mostrar as novidades.

# Curtinhas

  • Imagem na nuvem A Adobe adquiriu a Magento, por US$ 1,7 bilhão. A ideia é reforçar o posicionamento no mercado de computação em nuvem.
  • Celular espião O New York Times trouxe essa semana uma discussão que tem tudo a ver com as polêmicas atuais sobre privacidade de usuários. Tem crescido nas lojas de aplicativo sistemas para monitorar outras pessoas sem que elas saibam. As opções vão de monitoramento em um mapa até acesso remoto à câmera do celular.
  • Deu no Valor O jornal Valor Econômico trouxe uma reportagem sobre um dos principais cases de inovação corporativa da ACE: o trabalho que realizamos em conjunto com o BTG Pactual para ajudar startups mais maduras a se tornarem gigantes ainda mais rápido.
  • Bola de cristal Prever o futuro não é tarefa fácil, mas a Wired todo ano tenta. A lista deste ano acabou de sair e inclui questões como ataques terroristas feito por hackers e caminhões autônomos para a solução de problemas logísticos.
  • Aroma de fintech Qual o meio de pagamento móvel mais popular dos Estados Unidos? Se você arriscou ApplePay ou o nome de alguma fintech descolada, errou feio. O aplicativo do Startbucks é o rei desse mercado. A rede de cafeterias tem mais 23 milhões de usuários que realizam pagamentos pelo celular - um pouco a frente da solução da Apple e mais que o dobro da solução do Google.
giphy

Semana que vem enviarei minha centésima Growthaholics. Estou ansioso por esse momento e, por isso, quero mais do que nunca receber os feedbacks de vocês para saber como podemos melhorar ainda mais a experiência de quem nos acompanha. Me escreve!

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram