Para essa semana trazemos uma super dica para quem tem SaaS e também como Facebook e Google vêm lidando com suas crises

Oi,  ,

Tudo bem?

Começo essa edição com um recado para os empreendedores de Brasília e Centro-Oeste. O time da ACE vai estar por aí amanhã e sábado, participando da programação do Capital Empreendedora, maior evento de startups da região. Se você vai estar por lá, não deixa de passar no nosso stand e assistir às palestras do nosso time.

Também tenho um recado para o pessoal de São Paulo. Dia 29 tem Open Mic aqui no nosso escritório. É sua chance de apresentar seu pitch e receber um feedback do nosso startup hunter, Daniel Vasserman!

# Saia daqui!

giphy

Ainda nos esforços para diminuir o estrago causado pela forma como os dados dos usuários foram usados pela consultoria Cambridge Analytics, o Facebook suspendeu 200 aplicativos que potencialmente representam riscos para seus usuários.

O foco são apps que tenham tido acesso a uma grande quantidade de dados de 2014 para cá. A empresa diz que a suspensão não quer dizer que esses parceiros tenham mesmo cometido algum erro, mas que tudo está sendo investigado detalhadamente.

Na lista está o myPersonality, um aparente teste inofensivo que garantiu aos seus desenvolvedores acesso aos dados de mais de 3 milhões de pessoas - dados esses que depois foram vendidos por aí.

# Relação entre CAC e LTV

Já falei aqui sobre o quanto me animo quando vejo startups que analisam suas métricas com cuidado. Isso é tão importante para nós aqui na ACE que até criamos, em parceria com o pessoal da SaaSholic, um dashboard completo para análise de indicadores de um SaaS.

Mas não adianta olhar os números e não saber o que eles significam. Por isso pedimos para o Diego Gomes (fundador da Rock Content e um dos maiores especialistas que conheço nesse modelo de negócios) escrever como o dono de uma startup SaaS deve encarar a relação entre o CAC e o LTV. O artigo foi hoje para o nosso blog e está muito bom!

Bônus: Essa semana no blog da ACE trazemos também o relato de Nicolle Stad, CEO da Inti, startup do nosso portfólio que se tornou uma das líderes no setor de venda de ingressos para a área de cultura. Uma boa leitura para quem quer saber os efeitos que passar pela ACE pode ter na vida de uma startup.

# Sem (ou talvez com) negócio da China

giphy

As políticas protecionistas de Donald Trump parecem já ter criado uma primeira grande vítima. A chinesa ZTE, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, suspendeu suas atividades após o governo americano proibir que empresas de lá fizessem negócios com a ZTE.

Entre os principais parceiros comerciais da companhia chinesa estavam nomes como Dolby e Qualcoom.

O impacto foi tão grande que Trump até disse que pode negociar uma saída - e voltar atrás na decisão (o que levou muita gente a desconfiar que os negócios pessoais do presidente podem também ter sido afetados pelas ações do governo)

# Com ele eu não trabalho

Há pouco tempo veio a público que o Google está auxiliando o Pentágono no desenvolvimento de soluções que casem inteligência artificial e drones - fazendo com que os sistemas interpretem as imagens e escolham sozinhos o que deve ser atacado.

Não que seja novidade que as gigantes do Vale do Silício costumam trabalhar em parceria com o governo e com as Forças Armadas dos Estados Unidos. Mas teve gente que não gostou dessa colaboração em si.

O assunto ganhou tanta repercussão que um grupo de empregados de Mountain View pediu demissão, alegando que esse tipo de projeto é mais um símbolo da falta de transparência com os executivos do Google vêm tratando muitas questões importantes.

# Curtinhas

  • Tudo sobre blockchain Semana que vem, dia 23, acontece em São Paulo o Blockchain Festival, evento que vai reunir 25 palestrantes especialistas no tema. E os assinantes da Growthaholics vão poder acompanhar tudo de graça! É só usar o código GROWTHAHOLIC na hora de fazer sua inscrição. (Mas corre, porque os ingressos são limitados.)
  • Neutralidade Não faz muito tempo a FCC resolveu acabar com a neutralidade da internet nos Estados Unidos. Mas o Senado não gostou muito da ideia e, essa semana, votou um projeto para impedir que a mudança seja aplicada. Agora o projeto precisa passar pela Câmara e pela sanção de Donald Trump.
  • Líder zen Na última semana a série de streaming mais assistida do mundo não foi produzia nem pela Netflix, nem pela Hulu, nem pela Amazon. Pela primeira vez, foi o Youtube Red quem liderou a lista. A responsável pelo feito foi Cobra Kai, a sequência de Karatê Kid produzida pelo serviço.
giphy
  • Mudanças de direção Alguns dos principais executivos da Tesla deixaram seus cargos nos últimos tempos. Já são 13 baixas relevantes computadas. Elon Musk e a empresa garantem que são movimentações normais, mas o mercado ficou com um pé atrás de que talvez as coisas não estejam nada bem por lá.
  • Growthcast Felipe Collins, CMO da ACE e um super especialista em Growth Hacking, foi o entrevistado de Max Peters no oitavo episódio do podcast Growthcast. A conversa resultou em ótimos insights!
  • Três dias sem reunião Os engenheiros do Pinterest resolveram testar como seria ficar três dias com as agendas totalmente bloqueadas, sem que ninguém pudesse marcar reuniões. O resultado, como você pode imaginar, foi uma sensação muito maior de produtividade.
  • Caçando um caçador Se você mora em Florianópolis ou quer se mudar pra lá (e quem não quer, né?) e sabe identificar de longe as boas startups do mercado, tenho um convite para você: se inscreva agora mesmo para a vaga de startup hunter que abrimos em Santa Catarina. 
giphy

 

Por hoje é só, pessoal! Só não deixa de me escrever contando o que achou da edição de hoje.

E, se você estiver em Brasília neste final de semana, passa lá no Capital Empreendedora para bater um papo com o nosso time.

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.