Grandes nomes da web têm feito uma espécie de mea culpa sobre os rumos que a web tomou em questões como privacidade

Oi,  ,

Tudo bem?

Essa semana trago gente assumindo que as coisas podem estar erradas - e outros contando o que aprenderam com os erros.

Vamos lá? 

# A internet pede desculpas

giphy

Crianças viciadas em Iphones, casos de assédio moral e sexual dentro das empresas, dados de usuários expostos para uma porção de gente mal intencionada... O que não falta são exemplos de que a web tem muitos problemas a serem resolvidos. 

A NY Mag resolveu ouvir alguns dos principais nomes do Vale sobre o que eles achavam desse momento tão sensível para as empresas de tecnologia. Eles entrevistaram gente como Jaron Lenier (pioneiro da realidade virtual), Ethan Zuckerman (o criador dos pop-ups) e Roger McNamee (o investidor que apresentou Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg).

Em resumo, o que todos eles fizeram foi pedir desculpas por terem contribuído, de alguma forma, para a crise atual.

O clima é de tanta expectativa que já tem gente dizendo que logo logo devemos enfrentar uma espécie de "Occupy Silicon Valley", numa referência aos manifestantes que ocuparam Wall Street pedindo por uma regulamentação mais dura para o mercado de investimentos.

# Privacidade à europeia

Em maio vão entrar em rigor as novas regras de privacidade da Europa (batizadas de GDPR) e o Facebook já anunciou como deve se adaptar à regulamentação. A rede vai passar a contar com novas formas de o usuário ver e fazer download dos dados que disponibiliza para  a plataforma, além de facilitar muito a forma como alguém pode dizer que não quer que seus dados sejam disponibilizados para outras empresas.

Diferekntemente do que vinha se esperando, as mudanças não vão ficar restritas à Europa. Segundo o Facebook, as mesmas configurações logo estarão disponíveis para outros países - a começar pelos Estados Unidos, que deve receber a atualização dentro de poucas semanas.

Quem se interessar pela GDPR pode participar de um encontro que está sendo organizado pela PhishX, startup do portfólio de investidas da ACE e especializada em cybersecurity (tema que, aliás, foi assunto de uma reportagem na Rede Record e contou com a participação da PhishX)

# Como começar a inovar?

giphy

Não existe uma resposta fácil para essa pergunta, mas nossa experiência de anos trabalhando com o assunto faz com que a gente conheça os melhores caminhos para ajudar quem enfrenta esse dilema.

Victor Navarrete, da nossa área de inovação corporativa, escreveu um artigo bem completo para o blog da ACE com os primeiros passos que um executivo interessado em levar programas de inovação para dentro de uma grande empresa deve tomar.

Entre as dicas de Victor, estão elementos que eu considero fundamentais, como ter muito claro quem são as pessoas certas que devem se envolver nesse tipo de projeto e a definição de KPIs, para acompanhar o andamento e reportar os resultados à liderança.

# As lições de quem já fez

Histórias de outros empreendedores podem ajudar muito quem está na batalha diária de liderar seu próprio negócio. E não importa se essa é uma história de fracasso ou sucesso.

Por isso, ao receber uma nova turma de startups aqui na ACE, há poucas semanas, achamos que faria bem para eles conversar com empreendedores que já viveram nossa aceleração - mesmo que suas empresas nem existissem mais.

O debate foi muito bom e agora transformamos as principais lições dessa conversa em um texto, para que você possa também aprender com as histórias dessas empresas. 

# Curtinhas

  • Papo com banqueiro O Like a Boss é um dos melhores podcasts brasileiros sobre empreendedorismo. Em um dos últimos episódios eles entrevistaram Pedro Conrade, fundador e CEO do Banco Neon, fintech tida como referência no mercado brasileiro. No papo ele conta como foi para um jovem de 26 anos, sem experiência no setor, construir um banco.
  • Boa influência Falando em fintech referência,  recomendo a leitura deste artigo de Artur Vilas Boas, do Núcleo de Empreendedorismo da USP, no LinkedIn. Ele fala sobre como o crescimento do NuBank tem gerado uma série de conhecimentos (sobre temas que vão de gestão de pessoas a UX) que podem ser absorvidos pelo ecossistema brasileiro como um todo. 
  • Boi na linha A JetBov, agtech que eu tenho o orgulho de ver no portfólio da ACE, acabou de levantar um investimento de R$ 3 milhões. O aporte foi o primeiro da SP Ventures em uma startup voltada à pecuária.

giphy

  • VTex Day Falta pouco menos de um mês para o maior evento de varejo multicanal do Brasil - e os leitores da Growthaholics que quiserem participar têm 35% de desconto na compra do ingresso. É só usar o cupom ACEACELERADORA35OFF.
  • Tudo azul Segundo a Reuters, a Amazon e a Azul estão fechando uma parceria para que a varejista consiga trazer seus produtos para o Brasil. É um passo para que a empresa finalmente comece a vender de tudo no Brasil.
  • Fala, Marissa A ex-CEO do Yahoo!, Marissa Mayer deu sua primeira entrevista desde que foi demitida da empresa. Ela falou com o New York Times sobre o que aprendeu de liderança com os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, e o desafio imenso que foi comandar uma empresa em crise como o Yahoo!.

giphy

Por hoje é só, mas como estamos cada vez mais perto da centésima edição da Growthaholics, quero muito saber o que você vem achando do nosso trabalho.

Então te convido a responder à pesquisa abaixo (não vai tomar nem dois minutinhos do seu tempo).

Qual a probabilidade de você indicar a Growthaholics a um amigo ou colega?

| 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |

 

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.