A ACE e a Bossa Nova fizeram um grande evento e eu estou tão orgulhoso que quero te contar em detalhes como foi!

Oi,  ,

Tudo bem?

Essa semana foi muito especial para nós da ACE. Realizamos o maior evento da nossa história, o Growth Summit BR. E posso dizer, sem medo de errar, que foi incrível.

Vou falar um pouco mais sobre isso ao longo da edição dessa semana da Growthaholics, mas achei importante deixar registrado logo na abertura meu muito obrigado a todos que prestigiaram este momento e também meu muito obrigado ao time que ajudou a colocar tudo isso de pé.

# Onde foi que eu errei?

giphy

Antes de te falar mais sobre o Growth Summit BR, acho que não tem como deixar de comentar sobre os depoimentos que Mark Zuckerberg deu perante representantes do Congresso americano ao longo dessa semana.

Na terça-feira ele falou para quase metade dos senadores e na quarta depôs para 55 deputados.

Em linhas gerais, Mark adotou a linha de que realmente aconteceram falhas, mas que medidas já estão sendo - e continuarão sendo - tomadas para evitar que casos como o da Cambridge Analytica se repitam. Nada muito diferente do que ele já vinha falando.

Foi tudo muito protocolar, mas com uma ou outra derrapada - em um dos momentos, que provocou risos entre o público, ele não conseguiu elencar nenhum concorrente do Facebook logo depois de dizer que não via a empresa como uma monopolista.

Não sei os congressistas, mas os investidores parecem ter gostado do que viram. A empresa terminou a maratona de depoimentos valendo US$ 24 bilhões a mais do que começou.

# Adicionado ao carrinho

Ao que tudo indica, o Walmart decidiu dar um passo ousado em sua disputa com a Amazon pelo domínio do comércio global. Segundo a Reuters, o pessoal de Bentonville terminou na última semana o processo de due dilligence na Flipkart, maior varejista online da Índia, e deve assinar em breve a compra de 51% da empresa.

Se confirmado, o negócio vai colocar o Walmart em grande vantagem em um dos principais mercados do mundo. Segundo analistas, os e-commerces indianos devem movimentar algo em torno de US$ 200 bilhões nos próximos 10 anos.

Jeff Bezos também já tinha tentado comprar a Flipkart, mas não teve sucesso (e parece que ainda não desistiu totalmente da ideia). Além do gostinho de vitória sobre a Amazon, o negócio concretizado pelo Walmart vai fazer com que a empresa passe de uma presença tímida (com apenas 21 lojas físicas) na Índia para o domínio de mais de 40% do comércio eletrônico local.

# Growth Summit BR

WhatsApp-Image-2018-04-10-at-19.47.57

Já falei um pouco lá em cima, mas deixa eu te contar melhor como foi o Growth Summit BR! Quando começamos a desenhar esse projeto, não imaginávamos muito bem o potencial que tínhamos na mão. Pivotamos algumas vezes nossas ideias e acabamos construindo algo muito melhor do que os planos iniciais.

Na última terça-feira, na Unibes Cultural, reunimos mais de 600 pessoas. Quem passou por lá, teve acesso a conteúdos de primeira linha e pode fazer networking com profissionais de startups, investidores e executivos de grandes empresas. Tivemos as duas salas de conteúdo lotadas da primeira à última palestra.

Para uma delas, pensamos em uma trilha detalhada para quem enfrenta a luta diária para transformar uma startup em uma gigante. Abordamos temas como engajamento de times, board em startups e internacionalização e recebemos nomes como André Siqueira, fundador da Resultados Digitais, e Daniel Bedoya, COO global da Cabify.

Na outra sala, selecionamos temas de interesse de quem pretende se conectar com as melhores startups do mercado (sejam investidores ou profissionais de inovação corporativa). Trouxemos grandes nomes como Anderson Thees (do Redpoint eventures) e Lucas Robertto Batista (da Telefonica Vivo) para falarem sobre as melhores práticas nessas temáticas.

Pelo que eu vi na cara de quem passou pelo Growth Summit BR ao longo do dia, acho que tem muita gente tão ansiosa quanto eu para a edição do ano que vem!

# Oracle Startup Cloud Accelerator

Durante o Growth Summit BR, toda vez que passei na área dos patrocinadores, vi o stand da Oracle cheio de empreendedores interessados em saber mais sobre o Oracle Startup Cloud Accelerator, programa de aceleração criado por eles.

Vítor Andrade, Head do Ecossistema de Startups da Oracle, e Stefan Rehm, fundador da Intelipost, que participou da primeira edição do programa, participaram também de um painel sobre como uma grande empresa pode ajudar uma startup.

O programa está com chamada aberta até dia 15 para sua segunda edição e quem for aprovado vai ter acesso a benefícios como créditos gratuitos no Oracle Cloud, orientação e aconselhamento de nível internacional e espaço para coworking. Quem já participou diz que vale muito a pena.

# Curtinhas

  • Saúde! Comentei aqui na semana passada, mas vale o reforço: a ACE e a Interplayers estão com inscrições abertas para o Tech Health, um programa de aceleração voltado para empresas que tragam soluções inovadoras para o mercado de saúde. Se inscreve lá!
  • Na revista A edição deste mês da revista Você S/A traz uma reportagem sobre o que ter em mente antes de criar uma startup. E uma das fontes da reportagem é o LG Lima, Chief Startup Officer e partner na ACE. Corre na banca e depois me diz que o achou.

giphy

  • Falando nisso O Santander também anunciou uma novidade relacionada ao blockchain. E é justamente algo que vinha senso esperado desde que a tecnologia começou a dar as caras por ai: agora é possível fazer transferências internacionais de dinheiro baseadas em blockchain. O serviço já está disponível nos principais mercados para o banco, incluindo o Brasil.
  • Dinheiro do campo A Alluagro e a Jetbov, startups investidas pela ACE, foram citadas neste artigo que fala sobre as agtechs brasileiras que têm chance de virar um unicórnio. Conheço o potencial dos times e posso dizer que não me estranha ver essa turma numa lista dessas.

giphy

Por hoje é só! Se você foi ao Growth Summit BR, me escreve contando o que achou do evento (o que foi legal e o que podemos melhorar para as próximas edições). Se não foi, me escreve falando o que achou dessa edição da Growthaholics.

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.