A resposta verdadeira a essa pergunta talvez não seja a que você costuma dar quando alguém te aborda com essa questão

Oi, ,

Depois de algumas semanas de pausa para que eu pudesse me dedicar profundamente ao Growth Summit BR, voltamos à programação normal com a Must Read e com a seleção dos links que você precisa ler para começar bem a semana.

Preparados?

1) Por que você resolveu empreender?
Tempo de leitura: 5 minutos

Se você perguntar para um empreendedor por que ele criou a própria empresa ao invés de ir trabalhar para uma grande corporação, provavelmente ele vai te responder que gosta da ideia de ser o próprio chefe ou que o apetite ao risco faz parte sua natureza. Mas, segundo um artigo trazido à luz pelo mago Steve Blank, a verdade é que empreendedores valorizam mais seu próprio currículo do que qualquer empresa o faria. Não por acaso vemos tantas histórias de empreendedores que não concluíram a faculdade - e que, portanto, não teriam grandes oportunidades no mercado tradicional.

2) Missiva de Seattle
Tempo de leitura: 20 minutos

Todos os anos Jeff Bezos escreve uma carta aos investidores. A edição deste ano foi publicada na semana passada e é um grande documento não só para saber o que rolou com a Amazon e para onde vai a empresa como também quais são as grandes tendências (tecnológicas e de gestão) que têm feito os olhos de Bezos brilhar. Como bônus, Jeff anexou a carta que escreveu em 1997.

3) Primeiros passos da inovação
Tempo de leitura: 7 minutos

Na semana passada, o post mais lido no blog da ACE foi o texto escrito por Victor Navarrete, gerente de produto da nossa área de inovação corporativa. No texto, ele conta o que um profissional interessado em levar a inovação para dentro de uma grande empresa pode fazer para iniciar esse processo, que costuma ser muito doloroso em corporações extremamente fechadas.

4) Mais assustador que o Facebook
Tempo de leitura: 17 minutos

Se você anda preocupado com o tanto de informação que o Facebook sabe sobre sua vida, recomendo que dê uma olhada nessa grande reportagem produzida pela Bloomberg a respeito de Palantir, a empresa de Peter Thiel que parece ter minerado uma porção de dados de cidadãos americanos. Apesar de um sucesso inicial e da conquista de clientes gigantes - como a Coca-Cola e o JP Morgan -, agora Thiel está lutando para conseguir novas contas.

5) Como segurar as melhores cabeças?
Tempo de leitura: 3 minutos

Manter um clima de estímulo para que seus melhores funcionários não procurem novos desafios é um desafio enorme para qualquer empreendedor. Os erros e acertos do processo de segurar gente boa dentro time é o tema deste artigo da Harvard Business Review. 


Gostou do nosso retorno? Então indique a Must Read para seus amigos (aliás, se conhecer um bom estudante de comunicação disposto a trabalhar na área de conteúdo da ACE, indique para ele essa vaga aqui também!).

Abraços,
Gabriel Ferreira
Conteúdo | ACE