Esta é a primeira vez que assino a Business Hack e estou ansioso para trocar informações sobre inovação corporativa com vocês.

Olá  ,

Tudo bem?

Hoje voltamos com a Business Hack, newsletter sobre inovação corporativa. Estou cada vez mais apaixonado por esse assunto e estou me envolvendo diretamente com esta newsletter.

Vai ser muito bom trocar ideias com você sobre como as grandes corporações podem fazer para incorporar um mindset de inovação de forma muito mais concreta e eficiente.

Espero que vocês gostem do conteúdo que eu selecionei, tanto quanto eu gostei de preparar este e-mail.

As lições de quem já faz a inovação em grandes empresas

transformação digital_como as grandes empresas lidam.png

Acredito que conhecer cases de sucesso é um passo muito importante para quem quer inovar. Saber como outras empresas têm feito para encontrar soluções criativas e o que é possível adaptar para seu mercado ajuda muito na tomada de decisão.

Pensando nisso, Camilla Ruoco, responsável pelos programas de conexão entre grandes empresas e startups aqui na ACE (chamamos de ACE Labs), escreveu um artigo para nosso blog com alguns dos principais cases de inovação em grandes empresas ao redor do mundo.

Ela trouxe os casos de companhias como Walmart, Johnson & Johnson e a chinesa Xiaomi, que criou uma política tão bem desenhada de relacionamento com startups, que quatro unicórnios foram formados em seus programas.

 Encontro para discutir inovação

growth summit.jpg

No dia 10 de abril a ACE e nossos parceiros da Bossa Nova Investimentos vão realizar, em São Paulo, um grande evento sobre inovação e empreendedorismo. É o Growth Summit Brasil, que terá uma sala com conteúdos especialmente dedicados à inovação corporativa.

Entre os nomes já confirmados para falar sobre o tema, estão Peter Seiffert, responsável  pelo programa de Corporate Venture da Embraer (um dos melhores cases que conheço nessa área), Bruno Stefani, que comanda a área de inovação da Ambev, e Lucas Robertto Batista, gerente de transformação digital na Telefônica Vivo, que está fazendo um trabalho fantástico de transformação utilizando metodologias ágeis e squads.

Abrimos um primeiro lote de ingressos que acabou em poucas horas. O segundo lote já está a venda e a demanda tem sido bem maior do que imaginávamos.

Leituras da semana

# As empresas mais inovadoras do mundo

A revista Fast Company divulgou essa semana sua tradicional lista de empresas mais inovadoras do mundo. O ranking é liderado pela Apple e conta também com a presença de nomes bem tradicionais, como Novartis, Gucci e Walmart. O Brasil também aparece na lista, com nomes como Nubank, Magazine Luiza e a 99, que virou unicórnio recentemente.

# Roche adquire startup de saúde por quase US$ 2 bilhões

A farmacêutica Roche aumentou sua aposta em soluções tecnológicas para a área da saúde ao adquirir a startup americana Flatiron Health por US$ 1,9 bilhão. A Flatiron desenvolve testes para ver como pacientes com câncer reagem aos medicamentos indicados para seu tratamento e já contava com o laboratório em seu quadro de acionistas. 

# As partes do relacionamento que não devem ser automatizadas

Quando falamos em inovação, muita gente pensa que estamos falando em substituir pessoas por robôs. É claro que em alguns casos isso faz sentido, mas neste artigo da Harvard Business Review os autores defendem que existem muitos pontos que não devem ser automatizadas - principalmente quando o assunto é a relação entre empresa e cliente.

# Ter diversidade no conselho faz bem para a empresa

Eu acredito que diversidade traz inovação. E também acredito que este processo deve começar pelos conselhos das principais empresas do país. Reforcei essa visão recentemente, ao ler este artigo que diz o quanto ter mulheres no conselho afeta os resultados (financeiros, inclusive) de uma empresa. E vou além: acho que não se trata apenas de incluir mulheres, mas pessoas que pensam diferente, como empreendedores digitais, por exemplo.


Espero que tenha gostado desta minha primeira edição como autor da Business Hack. 

Eu gosto muito de entender os maiores desafios e dilemas que os profissionais de inovação enfrentam, assim como criaram casos bacanas. Se você tem algum insight, manda pra mim, por favor.

Espero ver você ao vivo no Growth Summit!

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO | ACE

#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram