Elon Musk levou um Tesla para a órbita de Marte. E vem ai um evento voltado para quem já sabe o que é crescer

Oi,  ,

Tudo bom?

Como você vai reparar nessa edição da Growthaholics, estamos em um período agitado aqui na ACE. Novos parceiros e projetos têm aparecido e todos nós temos trabalhado bastante!

Mas como não tem correria que nos faça deixar de querer conhecer gente nova, deixa eu te convidar para participar das próximas edições do Open Mic, que acontecerão no dia 28 de fevereiro, em São Paulo, e no dia 6 de março, em Curitiba.

Se inscreve lá e vem ganhar um feedback nosso!

#Tem um carro em órbita

Adoro quando duvidam que alguém com espírito verdadeiramente empreendedor é capaz de fazer alguma coisa. Quer um bom exemplo? Essa semana a SpaceX, de Elon Musk, colocou em órbita o Falcon Heavy, foguete mais poderoso da atualidade.

Não contente com o feito, ele resolveu embarcar na espaçonave um de seus carros elétricos, o Tesla Roadster. É o primeiro carro a viajar pelo espaço - o que, por si só, não representa tanto, mas tem um simbolismo bem forte.

Em breve o foguete (e o carro) deve chegar à órbita de Marte, onde passeará por toda a sua eternidade.

O The Guardian fez um minuto a minuto do lançamento. E para quem está curioso sobre como é essa viagem, a SpaceX fez um live das primeiras 4 horas de voo vistas de dentro do Tesla.

# Tem um mega evento vindo aí...

Nos últimos meses os times da ACE e da Bossa Nova vem se debruçando em torno de um grande projeto. E agora chegou a hora de apresentar o resultado de todo esse trabalho a vocês.

Começamos hoje a vender ingressos para o Growth Summit BR, um evento de conteúdo e networking para quem já sabe bem o que é crescer.

Será em 10 de abril, no Unibes Cultural, em São Paulo. Vai ser um dia inteiro de conversas com empreendedores de alto impacto, investidores e executivos de grandes empresas sobre como as empresas brasileiras podem lidar com o desafio do crescimento.

Entre os palestrantes já confirmados estão referências como o André Siqueira, fundador da Resultados Digitais, o Peter Seiffert, head de corporate venture na Embraer, e o Marco Poli, um dos investidores-anjo mais ativos do Brasil.

Estou muito satisfeito com o nível de conteúdo e conexões que vamos ter ao longo deste evento.

# Um parceiro de peso para sua Startup

Outro recado para quem já sabe bem o que é crescimento, mas está em busca de levar sua empresa a um próximo nível.

O BTG Pactual está fazendo, com o apoio da ACE, uma chamada de startups em estágio mais maduro. É o BoostLab, um programa desenhado especialmente para potencializar startups através de contato com o time de sócios, parceiros e investidas do BTG Pactual, além de toda a metodologia e mentoria da ACE.

A busca é por empresas que venham criando soluções verdadeiramente inovadoras nas áreas de eficiência operacional, relacionamento com o cliente e disrupção do setor.

No time de mentores estão nomes de peso como Claudio Galeazzi, Mark Malletz e Steleo Tolda. E para você ter uma ideia de como as empresas selecionadas serão acompanhadas de perto, o BTG Pactual destacou um de seus sócios, o Frederico Pompeu, para se dedicar exclusivamente ao projeto.

Oportunidade incrível mesmo para quem já passou por programas de aceleração (da ACE ou outros)!

#Dá para ser startup no varejo físico?

Foi essa a pergunta que o Gabriel Ferreira, gestor de comunicação e conteúdo aqui da ACE, tentou responder ao analisar casos como o da Amazon e o da Brused.

São empresas que nasceram no varejo online, cultivaram uma cultura de startup, mas em determinado momento viram que ter lojas físicas podia fazer muito sentido para a estratégia. E realmente fazia! Mas como expandir em pontos físicos sem perder toda a velocidade e mindset que caracterizam as startups?

Pelo que apuramos é bem possível. E segundo grandes nomes do varejo, como o Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, é bem saudável para todo o mercado. Concordo com ele!

# Casa fechada

Já faz algum tempo que o mercado vem comentando sobre a possibilidade de o Airbnb abrir o capital na Bolsa de Valores. Mas, segundo uma reportagem bastante detalhada da Bloomberg, a empresa não deve negociar ações tão cedo.

Isso porque tem rolado uma disputa interna entre os defensores de ir ao mercado e quem acha que ainda é cedo demais. E o segundo time, liderado pelo fundador e CEO da empresa, Brian Chesky, é quem está levando a melhor por enquanto.

E não é só o Airbnb que deve adotar uma postura mais cautelosa nessa frente. As empresas americanas têm feito menos IPOs nos últimos anos - e isso afeta até os investimentos em inovação.

# Curtinhas

  • Gigantesco O mega fundo do Softbank, que levantou quase US$ 100 bilhões para investir em empresas que vão liderar seus mercados - e garantir lucros pelos próximos 300 anos, segundo o banco - já investiu mais de US$ 35 bilhões.
  • AI na cabeça A inteligência artificial tem muito para ajudar os seres humanos. Mas nunca tinha visto algo tão direto como o apresentado nessa reportagem da Wired. É um sistema que ajuda pessoas com problema de memória a não esquecer tanto das coisas. Genial!
  • Bastidores de um ICO Falando em blockchain e criptomoedas, dá uma olhada nesse vídeo que acompanhou a realização de um ICO em um escritório em Nova York.
  • Para ver melhor A Intel resolveu entrar em um mercado em que, até agora, ninguém tinha conseguido atrair muitos elogios. A empresa lançou seus smart glasses - e pela primeira vez não ouvi ninguém comentando que as pessoas ficam ridículos com ele. Uma grande evolução.
  • Inovação vem de dentro Vejo cada vez mais grandes empresas fazendo movimentos para criar times multidisciplinares em busca da inovação. Esse artigo da Entrepreneur dá uma boa noção de por onde começar. Aqui na ACE usamos essa abordagem e os resultados são ótimos!
  • App oficial O WeChat é o principal aplicativo da China. Com 900 milhões de usuários, o app é bem mais que um mecanismo de troca de mensagens. O sistema é reconhecido até como o documento de identidade oficial chinês. Nessa reportagem, o The Verge fala sobre como o WeChat chegou lá - e os perigos de o governo ter acesso a tantos dados das pessoas.

E para encerrar, deixa eu reforçar alguns convites:

  1. Garanta sua vaga no Growth Summit BR. O primeiro lote é promocional e tem pouquíssimos ingressos disponíveis!
  2. Se você tem uma startup mais madura e que resolva algum dos desafios do BTG Pactual, se inscreva no BoostLab
  3. Venha apresentar sua empresa e ganhar um feedback do time da ACE nos Open Mics que vamos fazer em São Paulo e em Curitiba
  4. Indique a Growthaholics para todos os seus amigos! Tenho certeza de que eles vão adorar.

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACE | Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram