Oi, ,

Tudo bom? 

O ano está acabando e fechando as contas percebemos que o ano de 2017 foi muito bom para nosso Portfólio de Startups. Em breve enviaremos um relatório para apresentar o nosso resultado para os investidores da base. Como spoiler, posso dizer que esse ano:

  • A ACE investiu em 20 Startups em nosso programa ACE Growth;
  • As Startups do nosso portfolio levantaram mais de R$ 35 milhões em 2017, além dos investimentos da ACE;
  • O nosso primeiro pool investimento, lançado em maio de 2016, vem apresentando IRR (não realizado) de 41% a.a..

Agora vamos às principais matérias da semana:

# Liquidez para os investidores anjos

A Bossa Nova investimentos, acionista e parceira da ACE, lançou recentemente uma ótima iniciativa que gera liquidez para o investidor anjo do Brasil.

Este projeto permite que o investidor anjo da startup venda parte de sua participação, por oferta secundária a Bossa Nova, com a aprovação da startup e demais envolvidos, tendo a Bossa Nova como uma investidora da empresa. É mais uma iniciativa única no Brasil vinda da Bossa Nova para o mercado de investimentos em startups, ao mesmo tempo que se alinha à sua tese de investimento. 

# Criptomoedas

Resultado de imagem para bitcoin hours 17,000

Nas últimas semanas o Bitcoin tem gerado euforia e se tornado cada vez mais mainstream.

Muito foi discutido na semana sobre implicações, riscos e o que o futuro pode esperar da tecnologia. No blog da Andreessen Horowitz foi postado o video da apresentação de seu partner sobre Bitcoin e Blockchain até ICOs, onde conta desde a história da criptomoeda e o que se espera.

Também, nessa semana o Presidente do Conselho da SEC (Security Exchange Commission, orgão semelhante a CVM nos Estados Unidos) divulgou sua opinião sobre Criptomoedas e ICOs no site do orgão. Ele entende que as criptomoedas poderão realmente se tornar ferramentes para humanidade e alerta para alguns riscos que poderão surgir.  

# A regra dos 40% para empresas de Software

Você conhece a regra dos 40% para empresas de Software? Basicamente é o "a taxa de crescimento mais margem de lucro deve resultar em 40%". Essa uma métrica bem usada por investidores especialistas em software ao analisar um negócio. Esse artigo explica melhor o funcionamento e racional dessa métrica.

Recentemente, Greg Sands, da Costanoa VC, escreveu um artigo de como essa regra é aplicada para Startups em estágios iniciais.

# Pre-money ou post-money

Tomasz Tungus, da Red Point ventures, explica o significado de Pre-money e Post-money, como ele é tratado no ambiente de investimentos em startup, e mostra a sua preferência ao final. Importante todo investidor dominar o entendimento desse termo.

 


# Blog da ACE

 

# A visão de uma startup sobre a viagem ao Vale

Essa semana no blog temos um artigo do nosso startup hunter, o psicólogo Daniel Vasserman, que falou sober como um empreendedor pode controlar seus níveis de stress. As dicas também valem para investidores.

Você pode acompanhar esses e outros conteúdos no Blog da ACE.


Se você tiver algum feedback ou quiser se aprofundar em algum dos temas ou no portfólio ACE, pode me responder esse e-mail e nos falamos.

Te convido também a acessar o Portfolio de Startups da ACE, agora com facilitador de busca por interesse de startups e mercados. Me fale o que achou.

Uma boa semana e boa leitura,

Mike Ajnsztajn
Co-Founder
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram