Na seleção de links da semana, tem um texto sobre o perigo de ficar inventando desculpa para tudo - e uma super lista de séries

Olá, ,

A lista de filmes que recomendei na semana passada fez tanto sucesso que ganhou uma segunda versão, agora com séries. Além dela, trago a cultura das desculpas, criação de produtos, conexão entre grandes e startups e autocontrole.

1) 6 séries para empreendedores

Tempo de leitura: 2 minutos (mas reserve uns 20 para ver todos os trailers)

Você já assistiu à série Halt and Catch Fire, sobre o início da computação pessoal? Ou sabe por que Mad Men tem algumas boas aulas de gestão? Essas são apenas duas das sugestões que surgiram em nossas conversas com o time da ACE e empreendedores sobre as melhores séries para quem empreende (ou quer empreender).

2) Sem desculpas

Tempo de leitura: 5 minutos

Gosto muito dos textos de Steve Blank. Semana passada, em seu Linkedin o professor falou sobre por que e como devemos evitar a cultura das desculpas. É aquela velha mania que afeta muitas empresas de sempre procurar uma razão externa em suas falhas. Vale a leitura - e a análise crítica para perceber se você está caindo nessa armadilha.

3) Dados para os produtos

Tempo de leitura: 5 minutos

É muito comum que quem trabalha com desenvolvimento de produtos goste de desenhar suas estratégias com base no feeling. Mas esse é um setor que só tem a ganhar quando se torna mais orientado a dados. Essa é a defesa que Jacob Effron faz em um artigo publicado no Medium.

4) Gigantes e Startups

Tempo de leitura: 15 minutos

A edição desta quinzena da revista Exame comemora o aniversário de 50 anos da revista com uma série de reportagens sobre as tendências do mundo dos negócios para as próximas décadas. Um dos textos é sobre a conexão entre grandes empresas e startups. Vale muito a leitura - e não só por que uma das fontes é Pedro Waengertner, CEO da ACE.

5) Controle-se na batalha

Tempo de leitura: 6 minutos

Não tem jeito: se você é empreendedor certamente se verá em situações de conflito. O problema é como reagimos a elas (nossos instintos muitas nos fazem perder o controle da situação e é ai que mora o perigo). Neste artigo para a Harvard Business Review, a editora Amy Gallo dá algumas dicas de como se manter no comando em um momento desses.


Sei que a tradição são apenas 5 recomendações por edição da Must Read, mas como imagino que você goste de newsletters, vale encerrar com mais uma: a lista de 11 newsletters que preparamos para o blog da ACE. Você já conhece todas?

Abraços,
Gabriel Ferreira
Conteúdo | ACE