Hoje conto tudo o que rolou no Vale, falo do potencial brasileiro para fintechs, trago benchmarks para quem trabalha com SaaS e muito mais.

Oi,  ,

Tudo bom?

Depois de uma semana vendo tudo que há de melhor no Vale do Silício, estou de volta (e muito animado para aplicar algumas ideias aqui no Brasil).

Na newsletter de hoje conto tudo o que rolou por lá, falo sobre o potencial brasileiro para fintechs, trago benchmarks para quem trabalha com SaaS e muito mais.

Mas antes de você começar a leitura, deixa eu te lembrar que estamos com inscrições abertas para a primeira turma de aceleração do ano que vem e que se você tem uma equipe incrível em um mercado com alto potencial de crescimento, nós queremos você aqui conosco em 2018!

# Os efeitos da aceleração

Quem não participa do dia a dia da aceleração talvez não entenda muito bem a diferença que isso pode fazer na vida de uma empresa. Por isso fiquei muito feliz quando o José Gutierrez, Head da ACE Sul, sugeriu de escrever um estudo de caso do trabalho que realizamos junto com o pessoal da Logcomex, uma das startups aceleradas no nosso escritório da ACE Sul.

O texto dele é um relato mês a mês do que aconteceu com a empresa e o resultado dessas ações. No final, em 6 meses a Logcomex aumentou em 209% seu MRR.

Para quem ficou curioso sobre a visão dos empreendedores sobre esse processo, recomendo também a leitura do texto que o Almir Neves, um dos empreendedores da LogComex, escreveu no LinkedIn sobre as lições da aceleração.

Bônus: Se quiser apresentar sua ideia e receber um feedback do José, se inscreve para o Open Mic que vamos fazer em Curitiba na próxima quinta! 

# Relatos do Vale

Semana passada te contei aqui sobre como estava sendo a missão da ACE no Vale do Silício. Agora que já estou de volta posso dizer: foi realmente incrível!

Como você acompanha nesse relato no nosso site, tivemos contato com gente das mais diversas partes do mundo e pudemos saber o que tem rolado de mais importante no mundo das startups.

Foi uma oportunidade única de se conectar com investidores, startups e mentores e fico muito feliz de ver a ACE proporcionando esse tipo de experiência aos nossos empreendedores.

# Fintechs sob análise

O mercado brasileiro é uma das melhores searas para as fintechs. Essa é a conclusão de um relatório realizado pelo PitchBook sobre o mercado nacional de startups financeiras.

A análise é bem detalhada e logo na primeira página traz uma boa notícia para os empreendedores locais: segundo os autores do estudo, o Brasil tem condições únicas que favorecem a disrupção no setor.

Entre as principais descobertas (que para a gente não são nenhuma novidade) estão os fatos de o brasileiro estar cansado de pagar tão caro para obter crédito e de que os smartphones estão cada vez mais disseminados por aqui.

Quem vai tirar mais proveito dessas vantagens?

# Uber sob ataque

Ser executivo da Uber não é tarefa fácil. Essa semana veio a tona que a empresa sofreu um ataque hacker que expôs informações de 57 milhões de clientes e motoristas. O pior: a falha no sistema aconteceu há mais de um ano - e o então CEO Travis Kalanick pagou US$ 100 mil para que os hackers mantivessem o vazamento sob sigilo.O episódio foi divulgado pelo novo manda-chuva da empresa,Dara Khosrowshahi, que resolveu levar às últimas consequências a nova cultura de transparência que ele pretende impor à empresa.

O responsável pela área de segurança foi demitido. Mas a franqueza não quer dizer que a companhia vai passar impune pelo episódio. A procuradoria já confirmou que vai investigar o caso.

# Lições para SaaS

Entender o que as empresas de sucesso têm em comum é um ótimo caminho para se juntar a elas. Por isso adorei essa análise que recebi na newsletter do meu amigo Diego Gomes, autor da sempre ótima SaaSholic, sobre o que as empresas SaaS listadas na bolsa com melhores resultados têm em comum.

São quase 50 slides onde são destrinchados métricas e até a origem do time que comanda a empresa. Entre as descobertas, está a importância de ter um olho sempre atento a questões como CAC e margem.

Bônus: Se quiser manter as métricas do seu SaaS sob controle, baixe agora a planilha que a gente disponibilizou gratuitamente no site da ACE. É um dashboard simples e eficiente para ter uma visão clara do negócio.

# Curtinhas

  • É bolha? A gente já sabe que unicórnios não são mais aquele animal tão raro que eram até pouco tempo. Mas tem muito investidor achando que, na verdade, podemos estar em meio a uma olha. Esta análise olha por diversos ângulos para ver se o preço dessas super-startups é justo ou não.
  • Encontro de anjos Dia 11 de dezembro acontece a Conferência da Anjos do Brasil. É uma grande oportunidade de ouvir debates de alto nível sobre investimento anjo no Brasil. Entre os palestrantes, estará meu amigo e sócio Mike Ajnsztajn. Oportunidade rara de vê-lo falar. Recomendo!
  • Sob o mesmo teto Essa semana a startup VivaReal anunciou que vai fundir suas operações com a Zap Imóveis, do Grupo Globo. Além da junção de das duas maiores empresas de classificados de imóveis do país, a holding resultante do negócio representa a sociedade entre uma startup e uma empresa de modelo super tradicional.
  • Nada neutro Os Estados Unidos estão discutindo um tema que já parecia superado por lá, a neutralidade das redes. Para mostrar o que pode acontecer caso a mudança se concretize, a Businnes Insider mostrou a tabela de cobrança exemplo de um provedor português. Realmente não parece uma boa ideia abrir mão da neutralidade.
  • Maratona pública Adoro a forma como Netflix analisa dos dados dos seus clientes. Uma das últimas descobertas foi que as pessoas têm assistido cada vez mais filmes e séries quando estão fora de casa (na fila do mercado ou no trânsito, por exemplo). E é claro que isso vai impactar (se já não impactou) as escolhas da programação.

Por hoje é só! Depois me escreve contando o que achou da edição de hoje! E não esquece de indicar a Growthaholics para os amigos, hein?

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.