Dei uma pausa na minha viagem ao Vale para te contar o que estou fazendo aqui e também te falar sobre presença digital, erros e muito mais

Oi,  ,

Tudo bom?

Estou escrevendo diretamente do Vale do Silício, onde viemos para uma semana de imersão com 12 das nossas empresas. A viagem está sendo incrível. Mind blowing!

Conto mais detalhes nas próximas linhas, mas de modo geral estamos tendo acesso a pessoas, empresas, fundos, investidores e ideias que nos dão um grande ânimo (e também uma considerável vantagem competitiva) para os próximos anos.

Esse é um dos temas da Growthaholics dessa semana, que também fala de presença digital, o que aprender das falhas e muito mais. Come with me!

# Direto do Vale

foto delegação vale.jpg

A nossa viagem para o Vale do Silício ainda está na metade, mas já está absolutamente incrível.

Fizemos um grande evento na sede do Google em San Francisco, que contou com uma manhã repleta de conteúdo e um Demo Day para investidores de todo o Vale durante a tarde. Vou começar falando um pouco sobre as palestras e workshops.

Adam Pluemer, empreendedor serial e mentor de diversas startups globais, deu um panorama sobre inovação em outra perspectiva e fez questões e análises cruciais para as empresas da ACE, partindo de uma premissa de um mercado e de um ecossistema bem mais desenvolvido.

Pedram Mokrian, professor de estratégia e empreendedorismo em Stanford (e investidor da Solar City e do Elon Musk!) abordou as questões fundamentais de crescimento e escala de um negócio, bem como uma construção visual de fundamentação de negócios.

Danilo Moraes, product manager global do Google para remarketing ads, explicou qual o processo usado para criação, crescimento, manutenção e disrupção de um produto do jeito que eles fazem (estamos falando de bastidores aqui, com todas as dicas quentes)!

Por fim, Ting Kelly, consultora de UX, trendhunter e uma das principais articuladoras do Burning Man Festival, foi na linha de usabilidade, e de como criar valor real e inovação a partir da experiência de clientes e do time.

# Demo Day ACE in The Valley

Durante a tarde, mudamos as estrelas do palco. Foi a hora das startup que vieram nessa missão apresentarem seus pitches para uma plateia formada por alguns dos principais investidores e fundos do Vale do Silício. O que me deixa muito orgulhoso é que eles arrebentaram!

Em inglês, em território estrangeiro, para investidores acostumados às melhores empresas do mundo, os empreendedores da ACE mandaram muito bem. Tivemos feedbacks de investidores e corporates encantados com o evento e com startups ACE.

Parabéns!

# Draper CEO Summit

A segunda parte de nossa viagem é no Draper CEO Summit, encontro global dos fundos que fazem parte da Draper Venture Network (principal rede de investidores do mundo) e startups ligadas a eles. Workshops de alta qualidade e networking de nível mundial! Mas isso eu conto em mais detalhes na próxima semana (que agora eu preciso voltar para uma palestra!).

O que eu quero dizer é uma coisa: esse tipo de intercâmbio será cada vez mais constante na ACE, e pelo menos uma vez por ano faremos missões ao Vale do Silício como essa.
Se você quer fazer parte de uma das nossas próximas delegações, inscreva agora mesmo sua startup para nosso programa de aceleração. Já estamos escolhendo quem vai acelerar em 2018 (como sempre, estamos em busca de startups que já tenham alguma validação e receita por parte de seus clientes e, especialmente, empreendedores fantásticos).

INSCREVA-SE AGORA!

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

 

# Presença digital

A consultora Tatti Maeda escreveu um artigo especial para nosso blog falando o que uma startup tem que levar em consideração na hora de pensar sua presença online.

É muito legal ver que muitos dos conceitos para traçar essa estratégia são pontos que nossas startups tem que ter na ponta da língua, como quem são suas personas e qual a dor dos clientes.

Também no blog temos um artigo interessantíssimo do mentor Carlos H. Moreira Jr., que fala sobre como devemos lidar com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias - e do mundo em si. Como bem disse o Carlos, é bom se preparar, porque o mundo não vai parar pra você!

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

 

# Todo mundo erra (ainda bem)!

Errar é parte fundamental do processo de crescimento de uma startup. Acho que todo empreendedor já sabe disso (ou pelo menos deveria saber).

Em um artigo para a Harvard Business Reviews, Bill Taylor, fundador da revista Fast Company, fala sobre como esse conceito tem se espalhado também por grandes empresas - e como é difícil fazer com que ele seja mais do que apenas um discurso.

Se pivotar uma estratégia já é uma tarefa complicada para uma startup (que, teoricamente, tem bem menos a que se apegar), imagine para uma empresa com milhares de clientes ou dezenas de anos.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Querida, encolhi a empresa

A galeria de CEOs da GE é de fazer inveja a qualquer empresa. Nomes como Jack Welch e Jeffrey Immelt são estudados nos mais diversos cursos de administração, tamanha a importância que tiveram para o desenvolvimento dos negócios da gigante.

O novo líder da empresa, John Flannery, que chegou ao cargo em agosto, parece disposto a também entrar para os livros de história. Mas ao invés de investir na expansão da empresa, a ideia é justamente deixá-la mais enxuta.

Desde que assumiu a empresa, Flannery já anunciou uma série de cortes. A lista começou com benefícios como os jatinhos a que alguns executivos tinham direito e agora chegou a uma redução de áreas de negócio a que a empresa vai se dedicar. (Os focos agora serão voltados a energia, aviação e saúde.) 

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# De carne e osso

Uma das coisas que mais me motiva a trabalhar com inovação é o quanto vejo que empresas inovadoras podem ajudar a resolver os problemas do mundo.

Esse estudo da CB Insights sobre inovação e startups na área de alimentos e de como estamos nos preparando para lidar com a escassez de proteína animal no mundo é um excelente exemplo disso.

Como o Brasil é um dos principais produtores de alimento do mundo, espero ver startups brasileiras liderando esse movimento muito em breve!

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

  

# Curtinhas

  • Memória cheia O que acontece se você aceitar todo dia a sugestão de aplicativo do dia da App Store. Um repórter do The Guardian resolveu testar isso durante um mês. Além de ter tomado boa parte da memória do telefone, ele fez algumas descobertas interessantes sobre como usar melhor o aparelho com a ajuda dos apps.
  • Gateslandia Bill Gates resolveu que os Estados Unidos precisam de uma cidade que já nasça como uma smartcity e está liderando os planos de colocar a ideia de pé em uma espaço para 80 mil casas no Arizona. Só espero que os moradores não sejam surpreendidos por uma tela azul do nada.
  • O jeito startup Eric Reis, responsável por popularizar o termo Lean Startup, acabou de lançar um livro, o The Startup Way. Ele fala sobre como o "jeito startup" pode transformar qualquer empresa. Adoro esse assunto (e temos trabalhado duro na ACE para ajudar empresas de todos os tamanhos a cumprir a missão de inovar), então não preciso nem dizer o quanto recomendo a leitura, né?
  • Novinhos Todo ano gosto de olhar com bastante atenção para a lista 30 under 30, de jovens promissores apontados pela revista Forbes. A edição deste ano acabou de ser publicada - e recomendo que você veja com calma o que esse pessoal tem feito para se destacar e inovar por ai.

 

Por hoje é só. Agora deixa eu voltar à minha programação aqui no Vale do Silício, porque hoje é dia de mais reunião entre os membros da Draper Venture Network e tenho muito a contar e ouvir por aqui!

Mas não deixa de me escrever falando o que achou dessa edição da Growthaholics, hein?

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.