Nesta edição, indico dois textos ótimos sobre mudanças nas empresas e nas carreiras. Falo também sobre a NuConta e o futuro da inovação.

Oi,  ,

Tudo bom?

Todos os dias aqui na ACE recebemos emails, telefonemas e mensagens perguntando o que uma startup precisa para acelerar.

Para ajudar a responder a essa dúvida, preparamos um checklist com os principais aspectos que contam pontos a favor e contra uma empresa na hora que estamos escolhendo nossas aceleradas.

Dá uma olhada na lista e, se estiver tudo ok, já aproveita para se inscrever para a próxima turma.

# Pivotar a startup e a carreira

Esse semana o pessoal se empolgou para escrever para o blog da ACE. Todo dia teve um post novo - e todos de ótima qualidade.

Mas quero chamar atenção especial para dois textos: o do Daniel Alves, sócio da Upik, e o da nossa amiga Flávia Gamonar, empreendedora, escritora e palestrante.

São dois textos muito pessoais, que contam sobre a importância de estarmos sempre abertos a mudanças.

Flávia fala sobre como largou um bom emprego para investir no sonho de empreender. Daniel conta como foi a experiência de pivotar sua startup. Com certeza muita gente vai se identificar e aprender bastante com esses dois posts!

Bônus: Além deles, também recomendo a leitura dos textos sobre as enormes mudanças que afetam mercado de produção conteúdo, escrito pelo nosso mentor Carlos H. Moreira Jr., e o que dá 12 razões para um projeto de intraempreendedorismo não funcionar, feito pelo meu parceiro Arthur Garutti, COO aqui da ACE.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

 

# Vai estar no Case?

Então dê uma passadinha no stand dos nossos parceiros da Bossa Nova. Hoje e amanhã teremos alguém da ACE por lá o dia todo. É sua oportunidade de tirar dúvidas sobre a aceleração, saber mais sobre a gente ou só dar um abraço mesmo.

Vamos aproveitar o evento também para fazer uma edição especial do Open Mic. Selecionamos 12 startups para apresentarem pitches e receberem um feedback do nosso time. Acho que vai ser divertido.

Aproveite que vai estar por lá e fique até o final para torcer pela gente no anúncio dos vencedores do Startup Awards. Somos finalistas na categoria aceleradora!

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

 

# O rei está Nu

Essa semana o pessoal do NuBank deu mais um passo nos planos de dominar o mercado financeiro no Brasil. Eles anunciaram a criação da NuConta, uma conta corrente sem taxas e com algumas vantagens que os bancões não conseguem oferecer.

A startup só opera no Brasil, mas o assunto ganhou destaque até no New York Times.

Recentemente David Vélez, fundador do NuBank, conversou com as startups da ACE sobre como transformou um deck com 12 slides em uma empresa tão querida pelos consumidores.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Lições compartilhadas

Airbnb e Uber são duas empresas que vivem enfrentando lobbies fortes em todo o mundo para fazer com que seus modelos de negócio não sejam barrados pelas autoridades locais.

Mas cada uma delas vive momentos bem distintos, principalmente no mercado Europeu. Enquanto o Uber foi recentemente proibido de operar em Londres, o Airbnb está próximo de conseguir uma grande vitória na Alemanha.

Segundo o site Pitchbook, o aplicativo de motoristas tem muito a aprender com a postura mais conciliadora do pessoal da Airbnb. 

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Acabou?

Em um artigo para o TechCrunch, o colunista Jon Evans defendeu que a era das startups está chegando ao fim. Ele diz que os jovens de hoje estão muito mais propensos a trabalhar para grandes empresas do que a criar grandes empresas.

O texto provocou bastante polêmica (inclusive aqui na ACE). 

Acredito que ainda exista MUITO espaço para startups nascerem e se desenvolverem e que muita gente boa ainda está disposta a encarar essa missão. Já vivemos vários ciclos de mercado e acho que o ciclo atual não está perto de acabar (já viram que não concordo muito com a tese do camarada, né?). Também fico feliz com o ritmo de inovação nas grandes empresas aumentando. O que importa é não parar de inovar! É aí que está o espírito empreendedor.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

  

# Curtinhas

  • Temos vagas A ACE está procurando alguém organizado, gente boa e que goste e entenda de investimentos e startups para trabalhar como analista na nossa área de gestão de portfólio.
  • Mas a Snap não tem Desde que começou a ser copiada pelo Facebook, a Snap tem tido dificuldade de encontrar um modelo rentável e que agrade aos investidores. Agora a companhia anunciou que vai tirar o pé do acelerador - e até cortou sua área de recrutamento, já que não deve ter muitas contratações tão cedo.
  • Pode entrar A Amazon anunciou um novo serviço que é (no mínimo) curioso. A ideia é que o entregador possa entrar na sua casa quando você não estiver lá para deixar suas compras. Você deixaria?

Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado dessa edição e que não deixem de me escrever ou de indicar a Growthaholics para seus amigos!

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.