Muita gente fala sobre transformação digital, mas é bastante comum que haja confusão sobre o que significa esse termo na prática.

Oi  ,

Espero que você tenha gostado da ideia de receber à Business Hack semanalmente. Acredito bastante que um espaço menor entre uma edição e outra tem tudo a ver com a agilidade que a inovação demanda nos dias de hoje.

Nesta edição trago uma análise sobre o que é, realmente, uma transformação digital, além de notícias e estudos importantes para quem quer inovar.

O que é a tal da transformação digital?

Vejo muita gente falando sobre a necessidade de fazer uma transformação digital, mas pensando que, para isso, o único caminho é desenvolver um aplicativo ou algo do tipo. Acredito que exista uma confusão semântica e de conceito, mas é fácil desfazer essa situação.

Em um artigo para nosso blog, comento um pouco sobre isso e também sobre como fazer uma transformação digital de verdade.

O mais legal de falar desse assunto é que a transformação digital não pode ser totalmente apartada do que fazemos de forma analógica. Falamos muito mais sobre comportamento do que sobre sistemas ou computadores. E é aí que mora a grande sacada.

Estudo da semana: A diferença dos mais produtivos

O gráfico acima foi trazido pela Harvard Business Review e mostra a diferença entre as empresas mais produtivas e as demais.

O estudo mostra que o gap, que sempre foi grande, tem crescido. Por trás disso, está um maior investimento dessas empresas em tecnologia da informação.Segundo o levantamento, as empresas que performam melhor tem times de TI maiores.

Por trás disso, há basicamente uma explicação: empresas que investem em tecnologias se adaptam mais rápido aos mercados. Mas há também um alerta: o sucesso também está relacionado à qualidade de liderança (de nada adianta um time gigante de TI se a cultura da empresa e a liderança não possibilitarem que isso se converta em ações concretas).

Leituras da semana

# Ikea compra a TaskRabbit

A loja de móveis Ikea anunciou esta semana a aquisição da TaskRabbit, um marketplace de serviços domésticos (como pequenos reparos). A aquisição foi a forma encontrada pela rede para resolver um de seus maiores problemas: muita gente que comprava móveis na Ikea reclamava por não conseguir montá-los sozinho. Agora, com a rede de prestadores de serviço da TaskRabbit, parece ter encontrado uma solução.

# Os melhores do ecossistema

startupawards.png

Está aberto o período de indicações para o Startup Awards, maior prêmio do ecossistema empreendedor do Brasil. Entre as categorias, há uma dedicada para os melhroes parceiros corporativos de startups. Se sua empresa desenvolve programas nessa área, é sua chance de mostrar isso para o mundo. Aproveite e indique a ACE na categoria aceleradora.

# Inovação no campo

O agronegócio é um dos setores que mais pode se beneficiar das inciativas de corporate venture. Em evento realizado pela SP Ventures, as AgTechs foram tema de uma das mesas, em que se falou sobre a importância da colaboração dos grandes players com as startups.


Dica: Para ter certeza que meus e-mails vão parar na caixa certa de e-mails e não vão para o seu spam, por favor siga dois passos simples:

  1. Me adicione como contato no seu e-mail corporativo
  2. Se você usa Gmail como plataforma, arraste essa mensagem para a aba “Inbox/Primário”

Um abraço,

Thiago Ururahy
ACE Corp

#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram