Inovação é um tema que está na pauta de muitas grandes empresas, mas quando as iniciativas são isoladas os resultados são decepcionantes.

Oi  ,

Essa é a décima edição da Business Hack e, para comemorar, a newsletter inaugura uma nova fase. A partir de agora, você vai receber esse e-mail semanalmente, com análises, notícias e indicações de leitura para quem quer levar a inovação ágil e eficiente para dentro das grandes empresas.

Espero que gostem desse novo formato (e indiquem para seus amigos e colegas de trabalho). Depois escreve me contando o que você achou.

O que acontece quando se tenta inovar sozinho?

Thays Vieira Bueno já trabalhou em diversas grandes empresas ao longo da carreira. Agora, como Key Account Manager aqui na ACE, ela tem conversado com executivos de algumas das principais companhias do Brasil e reencontrado diversos padrões que viu nas corporações em que trabalhou.

Quando o assunto é inovação corporativa, o maior erro é não fazer. Mas é comum que muitas empresas se desanimem ao verem falhar as iniciativas que tomaram na área. Em comum, boa parte dessas iniciativas são feitas de forma isolada, sem integração real com outros participantes do ecossistema.

Em um post para o nosso blog, ela conta sobre as dificuldades que as empresas costumam enfrentar ao inovar sozinho -e dá algumas dicas para quem quer fugir dessas armadilhas.

Estudo da semana: Investimentos em AI

A partir de agora, toda semana traremos um estudo sobre inovação corporativa, tendências setoriais ou corporate venturing para debatermos contigo.

Essa semana, quero compartilhar esse levantamento da CB Insights sobre os investimentos de grandes empresas em inteligência artificial.

As startups de AI estão entre as grandes vedetes no mercado na atualidade. Isso porque elas prometem resolver problemas gigantes dos mais diversos setores - sobretudo áreas complexas, como saúde e cybersegurança.

Quem está de olho nesse mercado precisa tomar dois cuidados principais:

1. O primeiro é não se deixar levar pelo hype. Não é porque todo mundo está investindo em um setor que você tem que correr atrás.

2. O segundo é ficar de olho na inflação. Setores que estão no foco costumam ter oportunidades sobrevalorizadas, então a análise dos benefícios e ganhos com o negócio deve ser feita com atenção redobrada.

Leituras da semana

# Montadoras querem as startups

O Crunchbase avaliou o interesse de grandes fabricantes de automóveis em startups. Tanto o número de acordos como os valores envolvidos dispararam este ano. Por trás disso, está a corrida para ver quem vai se consolidar primeiro em tendências como carros elétricos e autônomos. Existe ai também um cuidado com o avanço da Tesla, a montadora criada por Elon Musk, que já nasceu com o DNA de startup.

# Aprenda a ser um growth hacker

ad1-2.png

O Growth Hacking é uma tendência tão forte que logo pode até se tornar um daqueles termos vazios. Para separar o que realmente faz sentido do que é puro discurso, o head de marketing da ACE, Felipe Collins, preparou um ebook sobre o assunto. Felipe é um grande especialista no assunto e o livro vai ajudar na aplicação dos princípios do Growth Hacking em empresas dos mais diversos perfis.

# Corporate venturing no Brasil

As inciativas de corporate venturing têm crescido bastante na América Latina - e o Brasil é o líder dessa tendência. O movimento conta com a participação tanto de players internacionais (como Cisco e Microsoft), como de empresas locais (como o Itaú). Segundo a análise feita pelo TechCrunch, esse fenômeno tem muito a ver com o crescimento e consolidação do ecossistema empreendedor como um todo.


E com essa boa notícia, encerro essa edição da Business Hack. Espero que tenha gostado do novo modelo, mas escreve com seu feedback do que podemos melhorar!

Dica: Para ter certeza que meus e-mails vão parar na caixa certa de e-mails e não vão para o seu spam, por favor siga dois passos simples:

  1. Me adicione como contato no seu e-mail corporativo
  2. Se você usa Gmail como plataforma, arraste essa mensagem para a aba “Inbox/Primário”

Um abraço,

Thiago Ururahy
ACE Corp

#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.