Essa semana tivemos motivos para comemorar aqui na ACE - com o Demoday das nossas startups - e na Uber - com o fim da novela para escolha do CEO.

Oi,  ,

Tudo bom?

Ontem eu tive ainda mais certeza de que tenho o melhor trabalho do mundo. Como você vai ver aqui na news, foi dia de vermos a evolução das startups que acabaram de concluir a primeira etapa da aceleração conosco.

Aliás, se você tem uma boa startup nas áreas de energia, fintech, IoT, cidades Inteligentes ou desenvolvimento social, quero te lembrar que estamos com inscrições abertas para o Energy Start, o programa que desenvolvemos em parceria com a Enel, uma das maiores empresas do mundo no ramo de energia. Se inscreve lá!

# Demo day

demoday.jpg

Ontem foi um dia muito gostoso aqui na ACE. Foi dia de "formatura" das startups que acabaram de concluir a primeira etapa do nosso programa de aceleração (ACE Start).

É muito bacana ver a evolução de empreendedores que têm trabalhado duro nos últimos meses para ajustar o modelo de negócio, validar os aprendizados e melhorar o pitch.

Pelo nível das apresentações que assisti, todo o esforço dessa galera tem valido muito a pena!

Parabéns, pessoal!

Bônus: Além da cobertura do Demoday, você pode ver no nosso blog um texto que explica os principais tipos societários e quando cada um deles é mais indicado.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Deu zebra

Para quem gosta de séries, acompanhar as notícias sobre a Uber tem sido emocionante. Ao que tudo indica, estamos caminhando para uma Season Finale - e como toda boa série, é claro que teve uma reviravolta na reta-final.

Depois de ouvir três candidatos, o conselho da empresa ofereceu o cargo de CEO para Dara Khosrowshahi, que ocupava o mesmo cargo na Expedia. O nome de Khosrowshahi não estava nas principais listas de aposta.

Ele enfrentou dois concorrentes de peso: Meg Whitman, CEO da HP, e Jeff Immelt, ex-CEO e presidente do conselho da GE.

Meg era a grande favorita para o cargo, mas em seu pitch para os investidores da Uber, disse que a principal condição para que aceitasse o cargo era que o fundador da empresa, Travis Kalanick, tivesse sua influência nos rumos do negócio podada ao máximo.

O pitch de Khosrowshahi, por outro lado, teve como ponto alto o momento em que ele disse para o conselho: “Don’t call me. I’ll call you.” A mensagem foi entendida como um desejo de chamar para si a responsabilidade de reconstruir a empresa (e, principalmente, sua imagem).

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Cruzada contra fakenews

Não é de hoje que a internet vem se tornando o paraíso das notícias falsas, as tais das fakenews. O assunto tem crescido em importância conforme influência debates políticos e resultados eleitorais.

Para tentar conter o movimento, o Facebook tem anunciado medidas constantemente.

As mais recentes são a exibição do logo de veículos confiáveis nas notícias provenientes deles (para que o leitor diferencie entre os meios de comunicação verdadeiros e as cópias baratas que existem por aí) e a proibição de anúncios provenientes de páginas que já propagaram notícias falsas na rede.

Bônus: falando em notícias, o Google quer avançar ainda mais neste mercado. Agora o YouTube vai exibir noticiários em tempo real em sua Home. Mais um passo na tentativa de substituir a TV.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Os reis do hardware

 

Entre os mais de 200 unicórnios de todo o mundo, apenas 18 são empresas de hardware. Isso tem a ver com o fato de ser muito mais difícil escalar e levantar rodadas de investimento neste tipo de empresa.

Desses 18 unicórnios de hardware, sabe quantos são empresas chinesas? Quase dois terços deles - para ser mais preciso, 11.

Com o fortalecimento de tendências como AI e wearables, a expectativa é que o número de empresas que fabriquem equipamentos ou peças e valham mais de 1 bilhão aumente mais rapidamente. Isso, claro, deve aumentar o poderio chinês.

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Calmaria

A cada dia que passa, é mais complicado ficar muito tempo longe do celular. E a impressão que fica é que a situação só vai piorar e que logo logo todo mundo vai estar igualzinho à moça ai do gif, certo?

Segundo Mark Weiser e John Seely Brown, dois cientistas da computação pioneiros da internet, a tendência é justamente a contrária. Para eles, com a internet mais onipresente do que nunca, a tendência é que ela entre tanto para nossa rotina que deixe de demandar atenção e desviar o foco.

Será que a gente vai mesmo conseguir?

Compartilhe:
if_3_939757.png
if_twitter_317720.png
if_linkedin_1807540.png

 

# Curtinhas

  • 20 anos de Netflix Ontem a Netflix completou 20 anos. E o pessoal da Wired preparou um resumo dos momentos mais importantes dessa história (e incluiu até o primeiro comercial da empresa).

  • Whole operation Essa semana também marcou o início da operação da Amazon na Whole Foods. Quem foi comprar frutas e verduras fresquinhos na varejista já se deparou com algumas novidades - inclusive preços menores e, claro, entrega online.

  • Mais vagas Semana passada enviei aqui algumas vagas abertas nas nossas startups. A nota fez muito sucesso. Para quem não viu, o conteúdo está aqui. Além dessas vagas, a Conpass também está em busca de um bom webdesigner.

  • Que beleza O mercado de beleza tem grande potencial e passa por mudanças importantes. O Startupi preparou uma reportagem sobre o assunto e ouviu a b.pass, nossa acelerada aqui na ACE.

  • Na telinha Outra empresa acelerada que ganhou destaque na mídia foi a EU Nerd, que foi tema de reportagem no Globo Repórter.


  • Show me the Money! A Convenia, startup que acelerou com a ACE e faz parte do nosso portfólio, recebeu um aporte de R$ 2,5 milhões do fundo Criatec 2. Dinheiro que será usado para fazer a empresa se destacar ainda mais no mercado de gestão de pessoas.

  • Vencendo A notícia acima só reforça o quanto as startups da ACE são bem vistas
    pelo mercado. Mas mostra também o pessoal da Venture Beat disse recentemente que as startups brasileiras têm conseguido prosperar
    apesar de toda a burocracia.

  • Sem burnout Cody McLain é um empreendedor que, como muitos outros, sofreu uma crise de ansiedade e paralisou. Neste artigo, ele conta algumas das lições que aprendeu e técnicas que desenvolveu para nunca mais passar por isso.

  • E sem stress A importância de controlar o stress ganha um reforço com esse artigo da HBR: stressado leva a más decisões.

É isso, pessoal. Como sempre, espero seu feedback sobre os conteúdos que separei essa semana.

Também quero te lembrar de algo muito importante: a gente sabe que conhecimento é uma coisa muito importante para todo empreendedor. Então que tal convidar seus amigos para assinarem a news?

Indique para um amigo :)

Um abraço,
Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.
Share the love (and growth!):