A Amazon não para de criar novidades. Aqui na ACE, estamos com novos cursos. E o Google ressuscitou o Google Glass, acredita?

Oi,  ,

Tudo bom?

Não sei se já comentei por aqui (#ironia), mas estamos com selecionando startups para a última turma de aceleração do ano. É a sua última chance de de ter acesso à nossa gigante rede de mentores e ao nosso networking com parceiros e investidores. Não deixe essa chance passar, hein?

Enquanto a aceleração não chega, preparamos uma nova página com todos os cursos da ACE. Conteúdo de primeira, disponível gratuitamente.

Depois de se inscrever, volta aqui nesse email para ver os temas e links que separei para você essa semana.

# Jeff quer que você compre (ainda) mais

Jeff Bezos é um empreendedor inquieto. E meu CEO favorito do Vale. Mal anunciou a compra da Whole Foods e a possível entrada no negócio de serviços de manutenção doméstica (que deixou o pessoal do Geek Squad, da Best Buy, de cabelos em pé), ele já está tateando os próximos passos.

Essa semana, a Amazon lançou um aplicativo que é um misto de Instagram e Pinterest e tem por objetivo (claro!) fazer com que as pessoas comprem cada vez mais produtos no site da empresa.

Basicamente, o aplicativo forma um feed de fotos com os produtos favoritos dos usuários. Ao se cadastrar, você escolhe suas categorias preferidas e começa a ver os itens selecionados por outros clientes (e, se o Jeff estiver certo, coloca um monte desses itens no seu carrinho).

Em paralelo, a empresa estaria desenvolvendo um aplicativo de mensagens. Tudo ainda é incerto, mas pelo que se fala, o WhatsApp da Amazon chamará Anytime e, além das conversas, permitiria aos usuários fazer (adivinha só?) compras!

# Jornada

tumb(1).jpg

A jornada empreendedora foi o tema de um ACE Live com a participação de Carol Rocha, fundadora e CEO da Pet Anjo, e Gabriel Agá, o responsável pelo conteúdo aqui da ACE. Eles conversaram sobre os altos e baixos da vida de quem decide abrir uma startup.

Para quem não conseguiu assistir ao vivo, o vídeo da conversa continua disponível tanto no YouTube como no Facebook.

Recomendo bastante que você assista. Além de falar da própria trajetória, Carol deu dicas muito valiosas para quem também está nessa jornada.

Ela fala, por exemplos, dos livros que ajudaram a seguir em frente nessa trajetória e dos podcasts que ela não deixa de ouvir.

A lição desta live é que informação e aprendizado nunca é demais para quem decide criar uma startup.

(Falando em ACE Live, quais pautas você gostaria de ver nas próximas edições? Me escreve contando!)

Bônus: Essa semana, no blog da ACE, falamos também de como funciona o processo de seleção de startups da ACE e também sobre os principais tipos de modelo de negócio que existem no mercado.

#Busque o conhecimento

Quem empreende precisa buscar conhecimento de forma constante (como a conversa com a Carol deixou bem claro).

Valorizamos muito isso aqui na ACE - e estimulamos esse comportamento tanto entre as startups aceleradas como entre nosso time.

Pensando nisso, reunimos alguns dos materiais educacionais que preparamos aqui na ACE em uma página. Lá você vai encontrar ebooks, dicionários, canvas e muito mais. E tudo está disponível gratuitamente!

Quer saber mais sobre Lean Startup? Tem lá. Precisa de um glossário com os principais termos do empreendedorismo? Tem lá também. Quer um canvas para montar sua proposta de valor? Adivinha onde tem? Lá também. E as melhores técnicas e táticas de SEO? Não vou nem falar onde tem...

Para comemorar a nova página, disponibilizamos também dois novos cursos: um sobre como calcular o tamanho do mercado e um com as melhores práticas para montar um bom pitch deck.

Baixa lá e me conta o que você achou!

# Pivô dos óculos

Lembra do Google Glass? O alvoroço em torno dos óculos hightech do Google foi tão passageiro que talvez você já tenha até esquecido.

Mas se você pensa que a empresa abandonou de vez o projeto, está totalmente errado. Antes de decretar a morte do produto, o Google fez o que qualquer boa startup faria: descobriu um novo mercado para atacar e pivotou!

Agora, o foco do projeto não é mais permitir que você leia suas notificações do Facebook ou veja o caminho indicado pelo Google Maps sem ter que olhar para a tela do celular. O produto está sendo usado por empresas interessadas em economizar tempo e dinheiro (alguma não quer?).

Entre os clientes da nova versão do Google Glass estão empresas como GE, Samsung e Volkswagen, que usam o produto para transmitir informações para seus funcionários de chão de fábrica de uma forma muito mais eficiente.

Será que agora vai dar certo?

# Take a Chance

Na semana passada, depois de cortar mais de 170 vagas de trabalho e de fechar dois escritórios importantes, o CEO da Sound Cloud disse que agora tudo vai voltar aos trilhos.

O mercado não está tão confiante assim e quem analisou os balanços da empresa diz que talvez não haja dinheiro para a Sound Cloud chegar ao final do ano.

Agora, os fã da empresa concentram esperanças na possibilidade de o rapper quase desconhido (mas que sou fã) Chance the Rapper investir na empresa. Uma série de twittes do artista motivou as especulações, mas as partes envolvidas negam que haja qualquer negociação em curso.

Talvez Chance esteja apenas tentando seguir os passos de outro artista bem mais famoso. O Tidal, serviço de streaming de Jay-Z, se tornou o aplicativo mais baixado dos Estados Unidos este mês, após o lançamento de um novo álbum do marido da Beyoncé.

# Microfone aberto

Tem uma coisa que adoramos fazer aqui na ACE: ouvir pitchs de startups. Gostamos tanto que de tempos em tempos abrimos nossas sedes para quem tiver uma startup para apresentar.

São os Open Mics, em que o empreendedor tem três minutos para dar o pitch e recebe um feedback da nossa equipe no mesmo tempo.

Estamos com inscrições abertas para os Open Mics de Goiânia (que acontece no dia 25), São Paulo (dia 26) e Curitiba (dia 15 de agosto).

Se você tem uma startup para apresentar para o nosso time ou quer ver as apresentações (e conhecer nossos hubs), faça sua inscrição agora mesmo, porque as vagas são limitadas!

(Um segredo que você não vai contar para ninguém: participar do Open Mic é até uma forma de hackear o processo de inscrições da ACE, viu?)

Para acompanhar a programação de eventos da ACE, fique de olho no nosso site e nas nossas páginas no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Instagram.

# Pausa para os comerciais

A empresa de pesquisa de mídia Zenith lançou um relatório em que afirma que o consumo de vídeos em dispositivos móveis deve crescer 25% até o final de 2018.

Como consequência, os investimentos dos anunciantes em vídeos para o mobile também devem aumentar. Mas a proporção será diferente. Os anunciantes devem investir 49% em vídeos para tablets e smartphones no mesmo período.

Se a projeção se confirmar, será a primeira vez que os anúncios em plataformas móveis irão superar o total investido em vídeos físicos.

De olho no crescimento deste mercado, cada vez mais gente tem disputado o mesmo espaço. A investida mais recente é a da AT&T, que promete lançar a próxima geração de plataformas de vídeo. A conferir.

# Curtinhas

  • Jargões: Lucy Kellaway, editora e colunista do Financial Times, trava uma longa cruzada contra os jargões corporativos. A primeira vez que ela escreveu sobre o assunto foi há 25 anos. Essa semana, ela assumiu que essa é uma batalha perdida.

  • Festival de inovação: Semana que vem estarei no Whow!, um festival de inovação muito bacana que acontece em São Paulo entre 25 e 27 de julho. Para já ir aquecendo, ontem participei de um hangout com o pessoal da GetNinjas e da VivaReal.
  • Dobrando a aposta: Segundo o banco Morgan Stanley, a biblioteca de conteúdos do Netflix dobrou de valor entre o primeiro trimestre deste 2015 e este ano. Boa parte disso é consequência da alta aposta que a empresa fez em conteúdos próprios.
  • The Brief: Essa notícia aí de cima eu recebi em uma das newsletters diárias do The Brief, uma das mais novas iniciativas de conteúdo na área de empreendedorismo e tecnologia. Se você ainda não conhece, recomendo.
  • Bang: Aqui vai uma lição sobre  a importância de ter fãs apaixonados: os fãs da Anitta começaram a mudar o IP dos seus computadores para que a cantora figure no topo dos rankings de assuntos mais comentados e músicas mais ouvidas dos Estados Unidos. A ideia é impulsionar a carreira da cantora no exterior.
  • Fintechs: Dei uma entrevista para o repórter Silvio Crespo, do StartSe, sobre como vejo o mercado de fintechs no Brasil. Me prestigia lá!

  • Fora: Mais um capítulo na novela Uber. O fundo de VC Benchmark, um dos mais ativos nas articulações para que o fundador da empresa, Travis Kalanick, deixasse o cargo de CEO, está negociando sua saída do negócio.

  • Sócios: Sempre falo sobre a importância de ter parceiros ao criar um negócio. Este artigo no Hackernoon discute por que é importante ter um sócio - e também por que é ruim ter muitos sócios.

  • Gifs na veia: Um grupo de pesquisadores de Harvard anunciou que conseguiu inserir um gif de um cavalo galopante no DNA de uma bacteria. Não entendi bem como eles fizeram isso, mas já estou animado com a ideia de ter gifs circulando pelo meu corpo!

Como disse a Meryl, that's all! Não esquece de me escrever contando o que achou da news dessa semana, tá?

E não esquece também de indicar a Growthaholics para todo mundo que você conhece!

Indique para um amigo :)

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Share the love (and growth!):