Os marketplaces vão ter que se adequar a uma nova regra do Banco Central e nós explicamos o que fazer para isso.

Oi  ,

Tudo bom?

Empresas não vivem isoladas no mundo. Muitas vezes uma simples mudança regulatória obriga o empreendedor a sentar e repensar o modelo de negócios. É o que está acontecendo com muitos marketplaces.

Até o Google sentiu isso na pele essa semana, com a multa bilionária que foi condenado a pagar à União Europeia.

Esses são dois temas da news dessa semana, que ainda traz as mudanças do Facebook, um caminho para descobrir qual dor seu negócio resolve e muito mais.

Vamos lá?

# O que muda para o marketplaces?

O mercado brasileiro de marketplaces está passando por um momento de atenção. Em 4 de setembro começa a valer uma nova regra do Banco Central sobre o sistema brasileiro de pagamento. E o que os marketplaces tem a ver com isso?

Bom, segundo o Banco Central, como os marketplaces fazem a intermediação de pagamentos entre clientes finais e vendedores de produtos ou serviços, essas empresas são parte do sistema de pagamentos - e portanto devem se adequar a regras especiais.

Muita gente está sem saber o que fazer. Para jogar alguma luz sobre o assunto, respondemos lá no Blog da ACE a questão que está na cabeça de muita gente: e agora?

# Qual dor você resolve?

Falando em Blog da ACE, nosso acelerador LG Lima escreveu um texto riquíssimo para o blog essa semana.

Ele traz um guia prático de como o empreendedor deve responder a uma pergunta fundamental: qual o problema que sua empresa resolve?

Pode parecer básico, mas muita gente não consegue dar uma resposta consistente para essa pergunta. Será que você consegue?

Leia o texto do LG e depois me conte o que se você estava fazendo isso certo.

# Multa para o Google

Lembra quando a União Europeia ordenou que a Microsoft parasse de fazer a venda casada dos seus produtos?

O caso, que ficou conhecido como uma das maiores ações antitruste da história virou fichinha perto do que foi determinado agora.

Os órgãos reguladores da União Europeia resolveram multar o Google em € 2,7 bilhões (você leu certo: 2,7 bilhões de euros!), porque o buscador prioriza os resultados do seu próprio comparador de preços em buscas relacionadas a produtos.

A decisão é mais um passo na política dura que vem sendo adotada pela comunidade europeia contra o grande poder de fogo das empresas de tecnologia americana.

O Washington Post preparou uma retrospectiva das últimas decisões do órgão nesse sentido. 

# ACE na Tecnosinos

cabeca_tecnosinos.png

Aqui vai um lembrete para o pessoal do Sul. Semana que vem estarei por aí, no Parque Tecnológico de São Leopoldo, o Tecnosinos, para falar sobre startups e inovação. Restam pouquíssimas vagas, então garanta logo a sua entrada.

Além de mim, vão participar feras como o Marcel Malczewski, que é fundador da Bematech e sócio da M3 Investimentos, e o Carlos Eduardo Aranha, o gerente do Tecnosinos.

Dá uma olhada na agenda e reserve sua vaga agora mesmo!

 

INSCREVA-SE GRÁTIS

 

# Mudanças no Facebook

Nos últimos meses, Mark Zuckerberg rodou os Estados Unidos para conhecer de perto os usuários do Facebook. O discurso é de que ele estava fazendo uma grande validação do produto atual e pensando nos próximos passos. Mas muita gente viu aí sinais de uma campanha presidencial.

Seja como for, alguns resultados já surgiram do passeio. Mark resolveu mudar a missão da empresa para To build community and bring the world closer together”. (Algo como “construir comunidades e construir um mundo mais próximo”.)

Em termos práticos, o Facebook está ampliando o poder dos grupos na rede social (saudades, Orkut!), possibilitando maior controle e gestão de métricas por parte dos donos desses grupos.

Plus: Qual o maior benchmark do Facebook? Segundo Sheryl Sandberg, a COO da empresa, são as companhias aéreas.

Pode parecer uma loucura, mas o argumento faz sentido: essas empresas focam no que interessa (a segurança do voo) e são mais tolerantes com falhas nos detalhes (o catering, que sempre atrasa ou está ruim, por exemplo).

# Vídeos e mais vídeos

O Youtube anunciou uma nova plataforma para vídeos de realidade virtual. É o VR180, que permite a publicação de vídeos em 180 graus - um jeito de baratear e ampliar o acesso a essa tendência do mercado.

E a novidade não ficou só na plataforma em si. A empresa vai investir também no lançamento de câmeras que permitem a produção desse tipo de vídeo. Essas novidades virão em parceria com grandes fabricantes, como Lenovo e LG.

Falando em vídeos online, a CNN descobriu que esse pode ser o único caminho para renovar seu público.

Atualmente, o canal é assistido por gente com mais de 50 anos. Já seu braço de vídeos curtos e online, o Great Big Story, é forte entre o pessoal com 30 e poucos anos.

Para ficar mais forte nessa área, a CNN acabou de investir US$ 40 milhões no Great Big Story.

# Curtinhas

  • Próximos capítulos: Acompanhar o dia a dia da Uber está difícil. A empresa está no meio de uma série de especulações sobre quem vai substituir seu fundador, que teve que renunciar depois de uma série de escândalos. Uma das principais apostas da vez é que a sucessora seja Ruth Porat, ex-CFO da Alphabet.

  • Evolução das máquinas: Em 9 anos, uma máquina vai dobrar suas roupas (amém) e em 45 os robôs farão cirurgias sozinhos. Essas são algumas das previsões de um estudo de pesquisadores de Yale e Oxford sobre o futuro das máquinas.

  • Parabéns: Ontem o iPhone completou 10 anos de existência. E, para comemorar, o pessoal da Inc revelou 25 curiosidades sobre o desenvolvimento do produto.

  • Crescimento Você sente que é cada vez mais difícil para uma startup crescer? Andrew Chen tentou explicar em seu blog o que pode estar acontecendo. Saber isso é importante para encontrar as brechas que ainda existem no mercado.

  • Investimento: Guilherme Lima, o gestor de portfólio aqui da ACE, deu uma ótima entrevista para o Blog da Pluga sobre investimento em startups.
  • Agora vai? O MIT está trabalhando no desenvolvimento de drones com rodas. Dizem que é um passo no sentido dos tão sonhados carros voadores. Será que finalmente os carros voadores vão sair da promessa?

Me conta o que achou da news dessa semana (aproveita e fala o que você acha que podemos melhorar nas próximas edições).

E se você gosta, não deixe de indicar a Growthaholics para seus amigos, parceiros, irmãos, primos, avós (e até papagaios, se eles souberem ler!).

Indique para um amigo :)

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Share the love (and growth!):