O empreendedor sustentável é mais do que um ser humano preocupado com o desenvolvimento do mundo. Ele faz $ e gera valor em inúmeras esferas

Oi  ,

Se os Titãs acertaram em algo (e não foi só nisso, eu sou fã), foi em atrelar a expressão "capitalismo selvagem" ao homem primata.

A ideia de lucro a qualquer custo, glamourizada em décadas passadas, virou piada de desenho animado eternizada por personagens como Senhor Burns e Eufrasino.

Pensando no cenário brasilieiro, talvez a minha história profissional seja um bom fio condutor para o que se tornou a expressão "Empreendedorismo Sustentável", do inglês sustainopreneurship - que, espero, nunca seja traduzido através de um neologismo.

No ano de 2005, trabalhando no desenvolvimento de produtos de investimento para um grande banco, eu tive o meu primeiro contato com a sigla ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial)

Explicando tecnicamente: O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

 Na época, o tema nasceu como um modismo e até mesmo como uma necessidade de branding para algumas empresas. O moto era ganhar prêmios e conquistar o carinho dos consumidores cada vez mais engajados (Al Gore lançaria seu best seller An Inconvenient Truth no ano seguinte).

Mas o objetivo da minha área era mais simples: bater a meta de criação de produtos de renda variável e fomentar o giro de papéis na mesa de gestão que, naquele momento, estava baixo. Baixo giro, menos corretagem. Do the math.

Portanto, eu posso dizer que entrei em contato com um assunto de extrema importância pela porta dos fundos. Shame on me. 

Desdobramentos

Líderes priorizam valor para os seus clientes ao invés de ganhos pessoais

A frase infelizmente não é minha, mas de Firas Kittaneh, empreendedor e CEO da Amerisleep. Em uma de suas palestras, Firas foi enfático ao dizer que a meta do mercado nos dias de hoje - considerando a mentalidade do consumidor atual - é criar valor como objetivo. E não o lucro pelo lucro.

2017-04-14_1017.png

Os empreendedores criativos estão provando que a estrada ao sucesso sustentável pode ser pavimentada focalizando primeiramente em criar o valor para seus clientes, seus empregados e para o mundo como um todo.

Claro que isso não significa que as corporações está se tornando instituições de caridade ou que as preocupações financeiras são irrelevantes. Mas, os líderes de pensamento avançado já perceberam que uma dedicação à criação de valor paga dividendos de várias maneiras.

Para esses empresários, o crescimento da receita é o subproduto de suas práticas de sucesso - e não a força motriz.

 

Mas ainda temos metas a bater, certo? Bom, talvez essa lista ajude:

3 razões do porquê sustentabilidade e causas sociais atraem clientes

1. Racional x Emocional: pessoas gostam de acreditar que suas decisões de compra são baseadas em racionalidade, mas a maioria dos consumidores decide o que e quando comprar baseado em suas emoções. A gôndola de chocolates ao lado do caixa do supermercado não está lá por acaso.

2. Gastos Baseados em uma Causa: os consumidores adoram as causas mais variadas, mas ainda assim se sentem inúteis frente a escolhas governamentais ou decisões tomadas por grandes corporações. Por essa sensação de inutilidade, consumidores compram produtos de empresas que estão alinhadas às suas causas pessoais.

3. Social Media Trends: se sua empresa não é a American Airlines, imagino que tenha o objetivo de se tornar viral nas redes sociais. Seja através do Instagram ou Twitter, os trending topics ajudam a criar campanhas de marketing e vendas direcionadas. Integrar seus valores sustentáveis a essas campanhas não gera apenas compradores, gera lovers!

O BRASIL: voltando à minha história

Trabalhar com empreendedorismo - após algumas tentativas e erros pessoais - era um objetivo de vida que a ACE me proporcionou (check!). E agora, desde março, eu posso cortar outro item da minha lista.

braskemlabs.png

A ACE firmou uma parceria com a Braskem para o Braskem Labs, um projeto que está em sua terceira edição e visa acelerar o crescimento de empreendedores que possuem soluções que melhoram a vida das pessoas por meio da química ou do plástico.

Ao todo, serão selecionadas 12 empresas (10 destinadas às soluções que envolvem química ou plástico e 2 para o combate ao Aedes aegypti) para serem capacitadas.

E esse foi um projeto que eu resolvi participar pessoalmente, no dia a dia e o mais hands on possível, o que geralmente não acontece dada a posição estratégica das pessoas do time.

Minha meta pessoal de conciliar - com 100% de fit - empreendedorismo, ajudar bons empreendedores a ganhar rios de dinheiro e devolver algo à sociedade está em vias de ganhar o seu check!

Meu pedido pessoal: indiquem projetos! Encaminhe essa newsletter a alguém que está lutando a boa luta. Prometo receber pessoalmente cada um deles.

FASTFORWARDNEWSLETTER.jpg

Nota do Editor: Nessa seção, você vai conferir as novidades e melhores artigos nacionais e internacionais do mercado de inovação, startups e corporate venturing. Se quiser compartilhar um link para a próxima newsletter, é só responder este e-mail!

>> Fundraising: como uma startup consegue captar investimento - ACE Blog

>> 7 Startups para ficar de olho - PEGN

>> Tesla now worth more than GM, making it the most valuable U.S. automaker - TechCrunch

>> O processo de aceleração é o novo MBA - StartSe

>> Citibank vai abrir APIs para fintechs - Pagamento.me

>> Big Chemical And Agribusiness Corporates: Where They’re Investing In Biotech, Ag Tech, And Food - CBInsights

>> Venture Capital Funnel - CBInsights

>> UBS Raises $110 Million Fund to Invest in Woman-Led Firms - Bloomberg

Dica: Para ter certeza que meus e-mails vão parar na caixa certa de e-mails e não vão para o seu spam, por favor siga dois passos simples:

  1. Me adicione como contato no seu e-mail
  2. Se você usa Gmail, arraste essa mensagem para a aba “Inbox/Primário”

Você também pode convidar amigos e outros profissionais enviando este link para eles. 

Um abraço,

Thiago Ururahy
Head - ACE Corp

#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram