Preparamos uma newsletter especialmente para grandes empresas e profissionais em busca de inovação. Que tal oxigenar sua mente?

Oi  ,

Tudo bem? 

Você está recebendo a primeira edição da Business Hack, uma newsletter programada especialmente para profissionais e empresas sedentos por inovação.

Quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, você receberá um e-mail com informação, opinião e curadoria dos melhores artigos, posts, vídeos e conteúdo relacionado ao tema. 

Gosto de dizer que uma das principais atribuições do meu trabalho é agir como tradutor entre dois mundos que falam línguas completamente diferentes: startups e grandes empresas. 

É o que faz a ACE Corp, unidade corporativa da Melhor Aceleradora de Startups da América Latina: fazer a engrenagem do novo negócio continuar girando de forma a suprir as expectativas tanto do parceiro quando do empreendedor. 

Esse é o grande desafio que assumimos.

Nas próximas linhas, vou apresentar as seções da newsletter e dar uma palhinha do que te espera. Agora, convido você a conhecer, assinar e espalhar o Business Hack.

Mais do que notícias sobre programas de aceleração e M&A, o objetivo é fornecer munição. Munição para debates, para pautas de comitês, para reflexão e, acima de tudo isso, para a provocação do que realmente a sua empresa está fazendo em termos de inovação. 

Garanto que você encontrará o melhor conteúdo ligado ao ecossistema.

Além de gerar uma pausa em suas atribuições cotidianas, prometo me esforçar para que você tenha uma leitura engrandecedora, tanto para sua carreira quanto para sua empresa. O futuro passa pelo ecossistema empreendedor! 

Um abraço,

Thiago Ururahy
Head - ACE Corp

Grandes empresas já trabalham como startups (sem saber)

12095185596_d4cd11525d_k.jpg

Há cerca de dez anos o movimento em busca de inovação ganhou corpo no Brasil: programas internos surgiram, áreas foram criadas, equipes de P&D receberam esteroides. Foi uma primeira rodada de validação que ganhou corpo e alguma injeção de capital.

Porém, se analisarmos os entregáveis, o envolvimento da diretoria e o custo total, os esforços não foram suficientes para fazer frente ao modelo de startups. Podemos afirmar que, em regra, esse modelo de inovação falhou - justamente por ser lento demais. 

No entanto, onde há uma má notícia também há uma oportunidade.

Grandes empresas, após entenderem o que é e o que esperar da inovação, aprenderam com seus erros, pivotaram o processo e iniciam agora a fase mais robusta de aproximação com startups que já vimos na América Latina.

Tentativa, validação, aprendizagem, mudança, novo sprint.

Como escrevi acima: grandes empresas trabalham como startups sem perceber.

Patinamos na primeira iteração, mas teremos sucesso na segunda rodada - agora com mais maturidade em todo o processo! 

3 Ações Que Eu Faria Se Fosse CEO De Uma Grande Empresa

man-wearing-blue-blazer-on-business-meeting-picjumbo-com.jpg

Pedro Waengertner, co-fundador e CEO da ACE, publicou um artigo com três ações que tomaria case fosse CEO de uma grande empresa - não importa o setor ou o mercado. Com milhares de visualizações, o conteúdo é fonte de boa discussão.

As três ações são as seguintes:

  1. Colocar um Empreendedor Digital Experiente no Conselho
  2. Implentar metodologias ágeis em áreas estratégicas 
  3. Aproximar a companhia das startups

"Está bem claro que TODOS os modelos de negócio tradicionais estão ameaçados. Mais do que isso, que todos os negócios estão constantemente sendo desafiados por concorrentes que nunca imaginamos", diz o artigo. Clique aqui para ler a versão completa.

FASTFORWARDNEWSLETTER.jpg

Nota do Editor: Nessa seção, você vai conferir as novidades e melhores artigos nacionais e internacionais do mercado de inovação, startups e corporate venturing. Abaixo do artigo estão as tags relacionadas. Se quiser compartilhar um link para a próxima newsletter, é só responder este e-mail!

>> 7 AgTech startups with the right ingredients - GreenBiz
Tags: big data; analytics; precision agriculture

>> Se não puder criar uma empresa tech, compre uma startup  - Estadão
Tags: General Motors; General Eletric; Lyft; unicorns

>> 5 Fintech Startups To Watch In 2017 - Fast Company
Tags: Fintechs; finances; insurance; real estate

>> Que grandes empresas já se associaram a startups? - Jornal do Comércio
Tags: Walmart; McDonalds; Disney; Apex; Brasil Ventures

>> 78% das empresas se sentem ameaçadas por startups digitais - ComputerWorld
Tags: Dell; Transformação Digital; Concorrência; Startups

>> From Virtual Nurses To Drug Discovery: 90+ Artificial Intelligence Startups In Healthcare - CB Insights
Tags: Healthcare; Medical; Artificial Inteligence; Research

 

Grupo debate Corporate Venturing no Brasil

 

green_icon.png

 

O Brasil Ventures é um grupo de discussões aberto voltado para o crescimento do Corporate Venturing brasileiro. Fundado em Janeiro de 2015 por executivos de grandes empresas e instituições brasileiras - em parceria com a ACE, StartSe e TozziniFreire Advogados - organiza encontros mensais para promover a experiência de discussão aos seus participantes.

Fazer parte do Brasil Ventures é ter acesso a um conteúdo pioneiro no Brasil sobre empreendedorismo corporativo.

Veja aqui o relatório do Boston Consulting Group (BCG) sobre o impacto do Corporate Venturing nas estratégias das grandes organizações e participe do próximo encontro.

Quando: 26/01/2017
Local: ACE Campus. Avenida Paulista, 171, 10º andar
Horário: 09h00 às 12h00
Confirme sua participação: email para felipe@grupobrasilventures.com.br

Feedback

O que achou deste primeiro e-mail? Gostou?

Quero manter uma agenda de newsletters, e mais do que isso, criar uma régua de relacionamento contigo. Portanto, o seu feedback é muito importante: minha meta é adaptar o formato e o conteúdo ao que você quer ver. 

Como uma startup, passamos por lançamento e iterações até chegarmos no produto (editorial, no caso) com maior fit com o público.

Então, o que achou? É só me responder este e-mail com os seus comentários!

Você também pode convidar amigos e outros profissionais enviando este link para eles. 

Um abraço,

Thiago Ururahy
Head - ACE Corp

#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.