Voltamos do futuro para falar o que vai acontecer de mais legal nesse ano!

Olá 

Beleza? 

Começamos o ano a mil por hora! 

Lendo os projetos dos empreendedores que estão se inscrevendo na aceleração, vejo muita coisa boa! E é bom ver que o Brasil dos empreendedores continua forte enquanto o resto está de recesso. Recebemos dezenas de inscrições entre o Natal e Ano Novo. #goempreendedores

Vamos falar de previsões? Algumas coisas como faturamento, lucro e crescimento, nunca saem de moda - nem bons times, grandes mercados, aprendizado e dedicação. Mas sim, existem algumas tendências (e desejos) que queremos arriscar.

>> Você ainda tem algumas horas para tentar acelerar sua startup

Me juntei ao time da ACE para fazer aqui um exercício de futurospectiva. Vamos lá? 

O futuro é absolutamente impossível de prever (a menos que você seja a Mãe Dinah, o que abre um leque novo de possibilidades), mas podemos colocar algumas tendências que estão despontando: 

  • Provavelmente teremos o 1° unicórnio brasileiro (esperamos!);
  • Vários fundos de seed capital estão levantando dinheiro ou começando a operar este ano, o que deve ajudar bastante o vale da morte brasileiro (espaço até a Série A);
  • Cada vez mais as grandes empresas vão entrar no jogo das startups, criando projetos conjuntos e ajudando a financiá-las;
  • As startups de ponta no Brasil ficarão cada vez mais parecidas com as do Vale do Silício. A qualidade dos empreendedores está subindo muito nos ultimos anos.
  • O investimento anjo terá um boom em 2017. Várias pessoas que nunca ouviram falar, vão começar a investir. E o potencial nem começou ainda a ser explorado.
  • Depois da onda do Inbound Marketing e da máquina de vendas nas startups nacionais, veremos a onda do Produto. A função de Product Manager, hoje praticamente inexistente, se tornará muito quente.
  • Teremos mais investimento gringo no Brasil! (vide final do email!)

# Mais AgTech, FinTech e outros Techs

A inovação está cada vez mais latente e batendo na porta dos mais diversos setores. AgTech (inovação para o setor do agronegócio) já é uma realidade, e temos até um programa de aceleração com a BASF para trabalhar startups nesse segmento. 

>> Estou ao vivo agora (16h) para debater inovação no agronegócio!

Fintech (tecnologia para o mercado financeiro) tem crescido bastante, o que aconteceu com EdTech (tecnologia para o mercado de educação) e Health Tech. Os grandes problemas/oportunidades no nosso mercado aos poucos vão sendo trabalhados por empreendedores competentes. 

Até as cidades estão entrando nessa vertente: o conceito de automação residencial, industrial e Smart Cities ( IoT bombando) veio para ficar (também buscamos startups nesse mercado com o Work In Progress) para tentar trazer mais qualidade de vida aos habitantes.  

Mais do que tendências verticais, o Brasil continua um parque de diversões para empreendedores. São oportunidades em todos os lugares. E continuo achando que tem muito mercado gigante ainda não sendo explorado por bons empreendedores.

# Gadgets

Aqui é geralmente onde a galera se encanta. Os drones devem continuar a evoluir cada vez mais (espere mais gente entregando pacotes via drone ou até o início de uma pressão para regulamentação desse "espaço aéreo"), bem como a realidade virtual/aumentada (muita tecnologia chegará ao mercado este ano).

Os carros com direção autônoma vão continuar na pauta e com mais atenção. O mais interessante é que vários players estão explorando ao mesmo tempo esta oportunidade. Por exemplo, a Hyundai se juntou com o Google para ter um assistente de bordo, e a BMW colocará 40 carros assim na rua em 2017. E vocês viram que o carro autônomo da Tesla previu um acidente um segundo antes de acontecer?

Ainda é muito desafiador desenvolver hardware no Brasil. Com a cultura Maker cada vez mais forte, devemos ver mais gente experimentando e aumentando a boca do funil.

# Diversidade e acesso

Espero que a tendência de diversidade também ganhe força no empreendedorismo e no ecossistema de startups e tecnologia em 2017. Quero ver cada vez empreendedores dos mais diferentes padrões de idade, gênero, cor ou status social. Estamos olhando com carinho especial Startups comandadas por mulheres.

Agora o acesso a informação e ferramentas está muito mais democrático. Até a ACE está colaborando para isso com a ACE University, central de conteúdo e educação empreendedora!

# Promessa de Ano Novo

Não acredito em promessas de Ano Novo, mas sim em resoluções com metas claras, planos de ação definidos e muita vontade de chegar até lá. Resolução de Ano Novo de perder 10kg é na verdade comer dois dias de salada e academia antes de se jogar no sorvete e sedentarismo. 

Não há gênio da lâmpada (bom, se houver me fale) que resolva.

Mas se você está aproveitando a data comemorativa como gancho para colocar na rua a sua meta de abrir um novo negócio ou crescer aquela ideia que está desenvolvendo, eu tenho algumas coisas para te ajudar: confira os cursos gratuitos da ACE University sobre Proposta de Valor e SEO Thinking, ou até baixar um Guia Para Estruturar Juridicamente Sua Startup

E eu não sou o Gênio, mas posso te ajudar: o que você quer aprender em 2017? 

# Curtinhas

  • Acelera! Ainda estão abertas as inscrições para o WIP - Work In Progress, programa voltado para a Construção Civil, e para o AgroStart, programa voltado ao agronegócio. Só até o dia 9!

  • Outras visões: Se quiser ver outras "futurospectivas", recomento a da Singularity University, a do Recode e até e de filmes do UpdateOrDie!

  • GSEA: Vai acontecer uma competição global para jovens universitários fundadores de startups! A final é em Frankfurt, na Alemanha e o vencedor ganha US$ 20 mil! As inscrições devem ser feitas até 13/01/17.

  • Prêmio eBit: A Ebit irá promover em parceria com a 2Get e PwC a premiação dos melhores executivos de e-commerce brasileiro. Inscreva-se aqui!

  • 99Didi! Essa surgiu enquanto estávamos revisando o e-mail: A 99 (ex-99 Táxis) recebeu um investimento de R$ 320 milhões liderado pela Didi Chuxing, conhecida também como Uber da China! Mais dinheiro de fora entrando no Brasil! Aos poucos entrando no mapa da inovação global.

Espero que 2017 seja incrível para todos nós! 

Um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

Not rendering correctly? View this email as a web page here.
Share the love (and growth!):