Confira o melhor conteúdo de inovação e empreendedorismo da semana!

Oi  ,

Beleza?

Vou ser honesto: provavelmente nesse exato momento estou me atirando na neve da Patagônia. Combinei o jogo com o time da ACE, deixei a casa arrumada e parti para uma rápida semana de férias. 

Eu estou viajando, mas o resto do time já está bem ajeitado no ACE Campus: saímos até em reportagens no StartSe e no Startupi!  Se quiser comentar a newsletter, eu continuo lendo tudo, mas se tiver alguma sugestão que não pode esperar, é só copiar o Felipe.

E agora, vamos ao melhor conteúdo sobre empreendedorismo da semana?

# Qual o tamanho do seu mercado?

mercadao-municipal-de-sao-paulo-2.jpg

A foto do Mercadão de São Paulo é meramente ilustrativa (na verdade é uma piadinha), mas o que eu realmente quero perguntar é: Qual é o tamanho do seu sonho? 

Calcular o tamanho do mercado é crucial na vida de uma startup. Sem isso na ponta do lápis, um empreendedor tem grandes chances de falhar e desperdiçar o esforço que fez ao construir uma empresa. 

Para você ver a importância que isso tem para startups, aceleradoras e investidores, fizemos um monte de conteúdo a respeito. Comece assistindo o vídeo onde damos 6 motivos para calcular o tamanho do mercado da sua startup, e depois leia o post Tamanho de mercado além do básico: raciocínio, bom senso e metodologia

Quando estiver com a cabeça "fritando", prepare-se para ainda mais: vamos lançar um curso especial sobre Tamanho de Mercado na ACE University (você pode fazer um pré-cadastro aqui) e também falaremos por duas horas sobre o tema na próxima transmissão do ACE Live, que vai rolar às 19 horas da próxima segunda-feira (25)

Quero participar do ACE Live!

# Busquem conhecimento

Cumprindo o que prometi na última semana, inauguro aqui uma seção dedicada a dar informações e dicas em prol do conhecimento, para a alegria de ET Bilu. Então eu tenho que compartilhar dois links bem legais. Um deles é um post explicando como configurar o planejamento estratégico da sua empresa.

O outro é o Guia do Investimento Anjo, voltado tanto para investidores iniciantes quanto para empreendedores em busca de capital. O e-book passou de 1.000 downloads desde seu lançamento! Clique aqui para baixar.

# O que você pode aprender com um skatista?

Além das boas práticas dentro do empreendedorismo, há muito o que aprender também usando referências de fora desse universo. E um dos exemplos que mais me marcou nessa semana tem a ver com persistência. O skatista Christian Flores tentou a mesma manobra no mesmo lugar por dois anos seguidos, até finalmente conseguir mandar o seu "laser flip" por cima de uma escadaria. Dois anos, centenas de tentativas e algumas idas no hospital depois, ele finalmente conseguiu - e contou tudo em um vídeo (cheio de quedas). 

E o universo do skate ainda pode conversar mais com empreendedorismo e inovação: Rodney Mullen, um dos maiores ícones do skate freestyle e street (responsável pela manobra no GIF acima e muitas outras), já palestrou em TED Talks e deixou recados importantes como "a importância de cair para melhorar" e "como o contexto muda o conteúdo".

# Eventos: Accelerator Day e Open Mic

Neste sábado apresentamos a parte da manhã do Accelerator Day (se você vacilou até o último instante para comprar, ainda dá tempo clicando aqui), evento do Startse que adoramos participar. Estaremos lá mais uma vez para falar para as startups sobre a jornada do empreendedor, persona, job to be done, modelo de negócios, tamanho de mercado e amarrando tudo com validação. Quem estiver por lá, dá um grito!

Se você é de Joinville, Florianópolis ou Curitiba, atenção! Queremos saber mais sobre a sua startup. Abrimos as inscrições para o Open Mic nessas cidades :) - se quiser saber mais, clique aqui.

No 1° dia de agosto ainda rola o DAY 1 da Endeavor com palestrantes como Nizan Guanaes (Grupo ABC), Salim Mattar (Localiza) e Carlos Wizard (fundador da escola de idiomas Wizard). O evento será em São Paulo e terá transmissão online.

No dia 30 de agosto acontece o SP Conecta, iniciativa da Investe SP para unir o ecossistema empreendedor. Saiba mais aqui.

# Como era o Uber antes da fama?

A Amazon completou 21 anos neste mês como uma gigante de faturamento bilionário. Mas você sabe qual a primeira versão do site deles? A então "The Amazon Books" surgiu com uma página bem feia na internet. 

Quando você vê sites de grandes startups como Uber, AirBnB e BuzzFeed, dá até certa inveja. Eles são muito legais. Mas nem sempre foi assim: esse link prova que mesmo os grandes unicórnios já tiveram sites bem medonhos.

# Curtinhas

Se você recebeu este e-mail de outra pessoa, gostou e quer começar a receber semanalmente a nossa newsletter, entre nesta página para se cadastrar. Melhor: além disso, me conte por que você entrou para a Growthaholics! 

Valeu e um abraço,

Pedro Waengertner
CEO - ACE
#GoACETwitter | Facebook | LinkedIn

Not rendering correctly? View this email as a web page here.
Share the love (and growth!):