INTERNACIONAL: Bolsas europeias operam em queda; petróleo dispara
Bolsa de Paris está estável após produção industrial francesa ter avançado 4% em maio na comparação com um ano antes. Demais bolsas europeias e futuros de Nova York recuam. Minério de ferro está estável após o National Australia Bank dizer que a recuperação gradual das exportações brasileiras e a menor demanda da China podem trazer pressão de baixa aos preços. Petróleo saltou para o nível mais alto em uma semana, após redução continuada nos estoques da commodity nos EUA.
MACRO/POLÍTICA: Votação da Previdência no plenário acontece nesta quarta-feira
A votação do texto-base e das emendas em primeiro turno da reforma da Previdência deve acontecer nesta quarta-feira, por volta das 11h; placar aponta 300 deputados favoráveis. Rodrigo Maia ainda vai permitir que os partidos façam emendas e destaques supressivos até a manhã de hoje. O objetivo é aprovar o texto-base da reforma até o meio da tarde e, em seguida, analisar os destaques propostos pelos partidos. Em relação ao 2º turno, o mais provável é que a votação aconteça na sexta-feira, afirma o coordenador político da Genial Investimentos.
EMPRESAS: Itaú e Bradesco vão manter suas participações no IRB
- Bancos: O Itaú e o Bradesco devem manter suas participações no IRB Brasil. Inclusive, negociam um período de lockup após a oferta bilionária da União e do BB. Trata-se de um mecanismo que proíbe acionistas e administradores a venderem ações após a realização de uma oferta em bolsa.
- Vale: A Vale foi condenada pela Justiça do Estado de Minas Gerais a reparar todos os danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano. Com isso, foi mantido o bloqueio de R$ 11 bilhões da companhia.
- Tecnisa: A Tecnisa pretende realizar uma oferta subsequente de ações (follow-on), com o objetivo de levantar R$ 400 milhões para pagar dívidas e comprar novos terrenos.
- Cielo: O diretor de Relações com Investidores da Cielo, Victor Schabbel, deixou a companhia. O executivo voltará para a área de research, no Bradesco BBI.
- Petrobras: Investidores estão solicitando que a Petrobras abra mão de mais uma vaga no conselho de administração na BR Distribuidora, de quatro para três cadeiras.
Fontes: O Estado de S. Paulo; O Globo; Valor Econômico; Reuters; Bloomberg; Folha de S. Paulo