INTERNACIONAL: Mercado aguarda fala de presidente do BC norte-americano
Bolsas europeias e futuros de ações dos EUA recuam, após declínios acentuados na Ásia, com os investidores iniciando a semana de maneira cautelosa antes de fala de Jerome Powell, presidente do Fed (BC norte-americano) e após payroll (relatório de emprego dos EUA) forte na sexta-feira. Lira turca e a bolsa local caem após a decisão do governo de substituir o presidente do BC turco. Dólar tem perda leve ante principais pares. Minério de ferro se recupera de dois pregões de baixa, enquanto petróleo oscila.
MACRO/POLÍTICA: Placar da Previdência do Estadão mostra aumento do apoio de parlamentares à reforma
Rodrigo Maia afirma que reforma da Previdência será aprovada com boa margem, após reunião com líderes. Levantamento do Estadão com placar da Previdência aponta aumento do apoio dos deputados à reforma. Governo e lideranças se articulam para que reforma seja votada nesta semana. Pacote de medidas que o Ministério da Economia prepara para pós-Previdência pode incluir novas regras para debêntures incentivadas, além de liberação de FGTS e PIS/PASEP.
EMPRESAS: Cade pode julgar nesta segunda-feira TCC da Petrobras que abre mercado de gás
- Petrobras: O Cade pode julgar hoje o Termo de Compromisso de Cessação de Prática (TCC) da Petrobras voltado ao mercado de gás natural. O governo espera aprovar um acordo semelhante ao firmado com a estatal no setor de combustíveis, que exigiu a venda de oito refinarias.
- Raízen: A Raízen transferiu à Camil a atividade de empacotar açúcar refinado destinado ao varejo e investiu R$ 100 milhões em uma nova fábrica em Barra Bonita (SP) para receber e ensacar até 550 mil toneladas do produto ao ano.
- Cesp: A Cesp decidiu não pedir ao governo federal a prorrogação do contrato de concessão de sua hidrelétrica Jaguari, que vence em 2020, segundo documento divulgado na última sexta-feira.
- BR Properties: O fundo de investimento UBS Office se comprometeu em comprar os 30% restantes do Edifício Barra da Tijuca, localizado na cidade do Rio de Janeiro, da BR Properties.
Fontes: Valor Econômico; O Estado de S. Paulo; G1; Money Times; Folha de S. Paulo; O Globo; Reuters; Bloomberg.